Portal IFNMG - Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários Ir direto para menu de acessibilidade.

Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários

Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 16h49 | Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 13h37

O Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC) é formado por uma equipe interdisciplinar: Assistente Social, Assistentes de alunos, Dentista, Enfermeiro, Médico,Padeiro, Nutricionista, Psicóloga, Lavadeiro e Diretor de Diretoria. O DAEC oferece assistência e atendimento a todos os discentes do Campus Januária, contribuindo e apoiando para que os alunos tenham uma trajetória de sucesso durante sua permanência nos cursos ofertados por esta instituição de ensino. O departamento conta com profissionais 24hs por dia e 7 dias da semana, visto que há oferta do Regime Residencial e Semirresidencial de alunos de nível médio/técnico. Além de ter serviço de refeitório para todos os alunos (almoço) em dias letivos e nos finais de semana para os alunos residentes (café, almoço, lanche, jantar e ceia).

Segue abaixo as atribuições específicas de cada cargo:

ASSISTENTE DE ALUNOS:

- Orientação e acompanhamento aos discentes quanto à disciplina, lazer, segurança e pontualidade.
- Vistoria nos apartamentos dos alunos residentes, no que se refere a limpeza.
- Controle da entrada dos discentes no refeitório durante o lanche da tarde.
- Participação em Comissões de Assistência Estudantil, no que se refere a recebimento e análise de documentos.
- Encaminhamento dos alunos ao serviço médicoe odontológica emergenciais quando necessário.
- Orientação e acompanhamento aos alunos Semirresidentes quanto ao uso e limpeza dos vestiários.
- Participação em Comissões de Assistência Estudantil, no que se refere a recebimento e análise de documentos.
- Zelar pela manutenção, conservação e higiene dentro das dependências do Campus.

ASSISTENTE SOCIAL:

- Atender toda a comunidade escolar do IFNMG - Campus Januária.
- Atender, orientar e executar serviços voltados a Assistência Estudantil, bem como cooperar para a permanência e êxito dos alunos até a conclusão dos seus cursos.
- Administrar  o local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução para o devido sigilo profissional.
- Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão.
- Elaborar relatórios e laudos técnicos referentes ao Serviço Social.
- Participar de programa de treinamento, quando convocada.

ENFERMEIRO:

- Atendimento de enfermagem à comunidade do IFNMG Campus Januária (alunos, servidores e colaboradores terceirizados).
- Processos de compras de materiais.
- Elaboração de documentos e protocolos locais e institucionais.

MÉDICO:

- Atendimento  médico aos alunos internos, realização de pericias médicas dos servidores, tratamento de algumas doenças dos alunos internos e avaliação para academia.

ODONTÓLOGA

- Diagnosticar, avaliar  e planejar tratamento dos alunos do IFNMG - campus Januária.
- Atender, orientar e executar tratamento odontológico nos mesmos.
- Administrar  o local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança.
- Elaborar relatórios e laudos técnicos.
- Participar de programa de treinamento, quando convocada.

PSICÓLOGA:

- Atendimento aos alunos e servidores.
- Orientação de pais e professores.
- Participação em comissões.
- Participação em projetos de extensão.

LAVADEIRO:

- Recebimento, lavagem, passagem e acondicionamento de roupas dos  alunos residentes e de vários  setores desta instituição: casa de hóspede, laboratórios, setor de esportes, administração e outros;.
- Pequenos reparos(costura) em roupas dos alunos residentes e também em toalhas e panos de prato utilizados na instituição.
- Organização e limpeza dos equipamentos utilizados no local de trabalho.

NUTRICIONISTA:

- Planejamento, organização e controle de todas as atividades desenvolvidas no Serviço de Alimentação e Nutrição, que engloba desde a compra de materiais, licitação, passando pelo recebimento, controle de qualidade, armazenamento, produção e distribuição final aos usuários.
- Executar atividades administrativas como fiscal de contratos e fiscalização de funcionários terceirizados do setor.

COZINHEIRO:

- Confecção e manipulação de alimentos em geral.
- Limpeza do ambiente de trabalho, bem como a organização e distribuição final aos usuários.
- Zelar pela manutenção, conservação e higiene dentro das dependências dorefeitório do Campus.

PADEIRO:

- Confecção e manipulação de pães e massas em geral. Limpeza do ambiente de trabalho.
- Zelar pela manutenção, conservação e higiene dentro das dependências da padaria do Campus.

Horário de atendimento do setor: 07:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h

Diretor: Edson Morais Ataíde