Portal IFNMG - IFNMG - Campus Pirapora divulga caderno de mapas com casos de COVID-19 em Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG - Campus Pirapora divulga caderno de mapas com casos de COVID-19 em Minas Gerais

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 19h14 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 09h36

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Pirapora vem demonstrando a evolução dos casos do novo Coronavirus no Estado de Minas Gerais por meio de mapas elaborados pelo Prof Dr. Wallace Magalhães Trindade.

Os dados apresentados são coletados diariamente no Boletim Epidemiológico do CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA • COES MINAS • COVID-19 • SES-MG e espacializados em mapas de distribuição de casos e óbitos confirmados da COVID-19, segundo o município de residência. Os dados utilizados na produção dos mapas estão disponíveis para consulta no site https://www.saude.mg.gov.br .

Segundo o Professor de Geografia Wallace Trindade, que vem produzindo os mapas desde o mês de março, quando existiam apenas 2 casos confirmados em Minas Gerais, a disposição dos dados na forma mapas facilita a leitura, uma vez que estes são bem mais visuais de que os boletins epidemiológicos, além de permitir uma análise direta do aumento no número de casos e as regiões mais afetadas pelo COVID-19 no estado.

O professor salienta ainda que a partir das bases cartográficas existentes poderão ser gerados outros estudos e produtos cartográficos considerando variáveis socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura.

A diretora-geral, professora Joaquina Nobre, destaca a atuação do Campus Pirapora nas ações diante da pandemia, contribuindo com ciência e tecnologia em conjunto com a comunidade. Nesse sentido, o IFNMG, por meio de parceria entre os campi Pirapora e Diamantina, por intermédio de Projeto de Extensão liderado pelo Professor Bruno Lopes de Faria, vão produzir e distribuir para toda comunidade do Norte de Minas Gerais mapas atualizados 03 vezes por semana.

 

Segue abaixo os mapas produzidos:

Caso queira visualizar em PDF, CLIQUE AQUI.

1

2

3

4

5

6

7

Fim do conteúdo da página