Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG – campus Pirapora alcançam notas até 980 pontos na redação do Enem 2020 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 15h31 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 21h52

Mesmo com a pandemia provocada pela Covid-19, resultando na suspensão das aulas presenciais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - campus Pirapora avançou em diferentes frentes para garantir a preparação adequada para toda a comunidade acadêmica.

Os alunos estão novamente em destaque entre as maiores médias de pontuação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com base na divulgação das notas na segunda-feira (29/03), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sabe-se que a redação representa 20% da nota do candidato, de modo que o bom desempenho na escrita pode ser o diferencial para o ingresso em uma universidade pública, privada ou até mesmo no exterior.

Nesse contexto, muitos estudantes do IFNMG conseguiram alcançar a expressiva pontuação com média de até 980 pontos, uma das maiores notas na redação. Entre eles está o Lucas Daniel Martins Ribeiro, de 18 anos, natural de Pirapora, ex-aluno de escolas públicas no ensino fundamental e concluinte do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

LUCASLucas Daniel, que obteve 980 na redação, destaca que desde o início da quarentena, em março de 2020, utilizou uma técnica importante: baseou-se nos resultados da redação da edição 2019 do ENEM, a fim de analisar os principais erros que havia cometido, para não repeti-los.

“Nas primeiras atividades não presenciais do IFNMG campus Pirapora, os professores estavam disponíveis para nos auxiliar com quaisquer dúvidas que nos afligiam. Isso possibilitou que eu pudesse praticar a escrita de redação e ter os textos corrigidos pela professora, algo que se mostrou essencial na minha preparação”, conta o estudante.

Além desse exemplo, diversos outros alunos do IFNMG – campus Pirapora, concluintes dos cursos técnicos em Informática, Edificações e Vendas, ambos integrados ao Ensino Médio, também obtiveram resultados bastante satisfatórios.

ketlen 2"Fazia uma redação por semana até mesmo antes da pandemia, mas com o início de tudo isso pensei em desistir, fiquei desmotivada e afins, mas não desisti e com os estudos ANPs tive mais motivação ainda para continuar. As redações passadas para que fossem feitas me ajudou a continuar e todos os ensinamentos passados pelos professores - principalmente de língua portuguesa - do IF contribuíram para que a minha nota fosse tão boa. O IF me ajudou a moldar e alcançar essa vitória".

ana clara"Meus estudos durante as ANPs foram realizados com muito esforço e dedicação, uma vez que eu almejava além de concluir o ensino médio, passar no Vestibular também. Não foi fácil, tive que me adaptar ao novo método de ensino mas depois de um tempo eu já havia me acostumado. Devo o meu sucesso a diversos personagens da minha história, mas o IF com toda a certeza é um dos principais, foi no segundo ano do Ensino médio e graças ao IF que eu tive o primeiro contato com  redação e assim foi até o terceiro ano, eu era constantemente incentivada pelos professores a me dedicar e preparar para o Enem, e sou grata a todos por esse incentivo. Eu consegui!"

A professora de Língua Portuguesa, Dra. Renata Maurício Sampaio, parabenizou todos os envolvidos e comemorou: "O campus Pirapora tem muito a festejar. Com a pandemia, todos nós fomos impactados com novas maneiras de ensinar e aprender. Os estudantes precisaram se adaptar a outras formas de estudar, situação que evidenciou ainda mais as desigualdades no acesso à educação. Ainda assim, muitos de nossos alunos alcançaram resultados excelentes e, na redação, por exemplo, há várias notas acima de 900 pontos, o que mostra o poder de superação dos discentes, mesmo com toda a dificuldade imposta pela pandemia", declarou.

banner redacaoAlém das atividades não presenciais de redação ocorridas semanalmente via diversas plataformas digitais, toda a comunidade acadêmica pôde acompanhar, de agosto a novembro de 2020, os minicursos de redação no âmbito do projeto de extensão “Minicursos de Redação para o ENEM”, ofertado pelo IFNMG campus Pirapora e coordenado pela professora Me. Talita da Guarda.

As aulas do projeto, ministradas por diversos professores convidados, tanto do IFNMG, quanto de outras instituições, foram transmitidas por meio de videoconferências via Googlemeet e, posteriormente, postadas no canal da instituição no Youtube.
Nesse sentido, o diretor geral do campus Pirapora, professor Dr. Wallace Trindade, parabenizou toda a equipe envolvida, enfatizando que os resultados obtidos pelos estudantes no ENEM “são a melhor fotografia do trabalho docente realizado”.
Como uma instituição federal de ensino público e gratuito, o IFNMG campus Pirapora reafirma, por meio de exemplos como esses, sua missão de formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica de qualidade