Portal IFNMG - Campus Pirapora lança projeto de extensão “Comunidade Literária Ipê Ori Erô" Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Pirapora lança projeto de extensão “Comunidade Literária Ipê Ori Erô"

Publicado: Domingo, 22 de Agosto de 2021, 10h12 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h48

AtivIMG-20210817-WA0042.jpgidades começam no dia 30/08; inscrições já estão abertas

O IFNMG – campus Pirapora lançou, no dia 17 de agosto, o projeto de extensão “COMUNIDADE LITERÁRIA IPÊ ORI ERÔ", classificado conforme o Edital nº. 31/2021 - PIBED IFNMG-CAMPUS PIRAPORA.

Inspirado no tupi-guarani e no Iorubá, (Ipê: “liberdade” / Ori Erô: “cabeça pensante”), o nome do projeto traz estreita afinidade com sua proposta de discutir crítica e artisticamente obras literárias produzidas por negros(as) e indígenas.

Sob a coordenação das professoras doutoras Renata Maurício Sampaio e Ana Amélia Neubern Batista dos Reis, as ações contam com o engajamento da equipe composta pelo professor doutor Johnisson Xavier Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – campus Pirapora e do Clube Literário Tamboril, projeto de leitura idealizado e viabilizado pela Biblioteca Comunitária Tamboril, da cidade de Pirapora.

Além da equipe gestora da “Comunidade Literária Ipê Ori Erô”, contamos com alunos voluntários e beneficiários do programa de financiamento de bolsas de extensão para discentes do referido campus.

De agosto a dezembro deste ano (2021), serão realizados encontros mensais para vivenciar experiências de (re)leitura e promover debates sobre o protagonismo negro e indígena na literatura universal. Com essas práticas, pretende-se envolver as comunidades interna e externa do IFNMG no processo de leitura, escrita, produção de conhecimento e de conteúdo crítico- criativo sobre as questões raciais e culturais nas perspectivas históricas, socioculturais e filosóficas, com vistas ao enfrentamento e superação do racismo, de preconceitos culturais e de apagamentos históricos.

Ao vislumbrarmos um clube de leitura que aborda obras com a temática indígena e negra, nós estamos propondo, além de uma formação mais adequada dos sujeitos leitores, a oportunidade de iluminar um campo opaco da nossa construção de sociedade. É urgente, no Brasil, o resgate e o reconhecimento dessas duas esferas culturais que são parte fundamental da formação da sociedade brasileira”, afirma a professora Ana Amélia.

Os livros que serão lidos e vivenciados pelo grupo de leitores e leitoras da “Ipê Ori Erô” serão, em parte, financiados pelo PIBED e, em parte, viabilizados por meio de vaquinhas entre a comunidade escolar do IFNMG e a comunidade externa. Tais livros, após a leitura, ficarão para o acervo tanto da Biblioteca Tamboril como da Biblioteca do IFNMG – Pirapora. Dessa forma, serão beneficiados leitores(as) de maneira imediata e a longo prazo, uma vez que as obras estarão disponíveis para utilização.

Dizem que a dureza da realidade do mundo é proporcional ao tamanho do sonho dos sujeitos que vivenciam essa realidade. E é justamente o sonho de uma sociedade mais consciente de si que faz com que a “Comunidade literária Ipê Ori Erô” nasça e comece a dar seus primeiros passos.

Seja você uma leitora, leitor ou leit@r de nossa comunidade. Teremos autoras e autores como Chimamanda, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku e Ailton Krenak. Ah, coisa boa é viver com histórias, quem tem uma história para ler e para contar sonha mais alto: pensa até em liberdade!

Clique aqui para se inscrever e participar da Comunidade Literária Ipê Ori Erô.

Clique aqui para participar do grupo de debate (via whatsapp).