Portal IFNMG - Campus Pirapora realiza primeira solenidade de Colação de Grau presencial após cenário pandêmico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Pirapora realiza primeira solenidade de Colação de Grau presencial após cenário pandêmico

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 18h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 18h37

IMG_6696.jpgLegenda: Bacharéis em Administração e Engenharia Civil – Campus Pirapora

 No dia 24/11/2021, quarta-feira, o IFNMG/Campus Pirapora realizou a cerimônia de colação de grau dos cursos superiores de bacharelado em Administração e Engenharia Civil. Essa foi a primeira solenidade do IFNMG a acontecer de forma presencial após o início do cenário pandêmico devido ao coronavírus (Covid 19). Isso só foi possível mediante a deliberação do Comitê de Crise do Campus Pirapora e a autorização da vigilância sanitária do município de Pirapora.

O Campus Pirapora atendeu aos protocolos e recomendações de biossegurança, de forma que todos os presentes mantiveram suas máscaras nos rostos e obedeceram ao distanciamento estipulado. Para evitar aglomeração, a solenidade também foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube do Campus, uma vez que houve o limite de 5 convidados por formando para manter o limite de pessoas no espaço do anfiteatro. Além dessas recomendações, os formandos foram dispensados do tradicional cumprimento de mãos no momento da entrega do diploma com a mesa de honra, sendo orientados a somente se posicionarem ao lado da mesa de honra para o registro de fotos.

Compuseram a mesa de honra, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, professora Rosemary Barbosa da Silva Moura, representando a Magnífica Reitora do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva; o Diretor-Geral do Campus Pirapora, professor Wallace Magalhães Trindade; o Coordenador do curso superior de Bacharelado em Administração, professor Danilo Lima Carreiro; o professor Jonathan Rodrigues Azevedo que representou o coordenador do curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil, professor Hélio Morais Filho; a coordenadora da coordenadoria de registros acadêmicos do campus Pirapora, senhora Regina Vieira da Costa; o paraninfo do curso superior de Bacharelado em Administração, professor Daniel Rocha Silva, e o paraninfo do curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil, professor Fábio José Generoso.

5c863452-4ea5-4aa1-9bf7-06a6fd115f54.JPG
Da esquerda para direita: Regina Viera da Costa; Danilo Lima Carreiro; Wallace Magalhães Trindade; Rosemary Barbosa da Silva Moura; Jonathan Rodrigues Azevedo; Daniel Rocha Silva; Fábio Josér Generoso. (Ao púlpito, Clodoaldo Roberto Alves - Mestre de Cerimônias)

 Para Wallace, Diretor Geral do Campus Pirapora, a solenidade “foi uma noite especial, por se tratar da formatura da primeira turma de engenharia civil de todo o IFNMG e do primeiro curso superior implantado no Campus Pirapora, o curso de Administração”. Ele reiterou que “há a sensação de dever cumprido porque nós, enquanto instituição pública de educação, os ajudamos a terem uma vida acadêmica, profissional e de sucesso vindouro, mas, para além disso, estamos devolvendo à nossa sociedade pessoas melhores e cidadãos mais conscientes”. 

Já a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas afirmou que foi uma grande alegria participar da cerimônia representando a Magnífica Reitora, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. Com a entrega dos novos bacharéis em Administração e Engenharia Civil, segundo ela, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - mais uma vez - materializa o cumprimento da sua missão. 

A professora Rosemary também destacou a bravura dos novos graduados, visto que foram quase 2 anos de ensino remoto em decorrência da pandemia e eles conseguiram concluir o bacharelado com louvor. “Tenho certeza de que essa geração de profissionais vai contribuir em muito para construção de um país melhor para todos e todas, pois é constituída por seres humanos de excepcional qualidade. Parabéns aos formandos e equipe de servidores do IFNMG-Campus Pirapora”, acrescentou.

A solenidade, realizada no anfiteatro do Campus Pirapora - por vários motivos – foi contemplada com muita emoção. O primeiro deles foi a realização de um minuto de silêncio por todos os presentes em respeito e homenagem às mais de 600 mil vidas que foram ceifadas pelo vírus e tiveram seus sonhos e projetos interrompidos. Outro motivo foi a realização da cerimônia presencial após um longo período de isolamento social e fechamento das unidades de ensino. 

IMG_6656.jpgSegundo a bacharel em Engenharia Civil, Joyce Oliveira da Silva, depois de tanto tempo distantes “rever os professores, colegas e ter os nossos familiares na formatura foi muito emocionante. Hoje tenho a sensação de dever cumprido, e posso dizer que tudo valeu apena”. 

Ela ainda mencionou que a experiência de estudar no Instituto Federal foi inesquecível e enriquecedora e justificou: “foram cinco anos de muita dedicação e esforço e por sermos a primeira turma de Engenharia Civil passamos por momentos difíceis e de adaptações. Foram muitas experiências inesquecíveis (como as viagens técnicas) e ensinamentos que vão muito além dos cálculos e conceitos da engenharia”.

Kelly Cristina Campos Muniz, hoje bacharel em Administração, mencionou o orgulho em ter sido aluna do IFNMG-Campus Pirapora: “estudar nesta instituição me proporcionou muitas oportunidades e permitiu o meu crescimento pessoal e profissional, graças à qualidade do ensino e esmero de cada professor e servidor que dedicaram o seu tempo para nos entregar sempre o melhor”.

Ela fez questão de mencionar o quanto a realização da cerimônia de forma presencial foi tocante: “estávamos há quase dois anos distantes e tudo já planejado para ser uma formatura virtual, mas quando recebi a notícia de que seria presencial foi um sentimento de gratidão e esperança. Gratidão por ter vencido, pela saúde e por mais um novo ciclo, e esperança por acreditar que tudo isso vai passar”. Ela finalizou agradecendo a toda equipe do IFNMG Campus Pirapora pela contribuição para que esse fosse um sonho possível, e a sua turma de Administração: “agradeço pelo companheirismo durante esses 4 anos e desejo muito sucesso. Vocês são incríveis!”.

Parabéns aos novos bacharéis em Administração e Engenharia Civil!

Fim do conteúdo da página