Portal IFNMG - SIC no Campus Araçuaí reflete a consolidação da iniciação científica e a diversidade do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 10h49 | Última atualização em Domingo, 24 de Junho de 2018, 19h13
Mais de 400 trabalhos desenvolvidos nos 11 campi do IFNMG foram apresentados durante o VII SIC

Quatro dias de imersão em ciência, tecnologia, inovação, cultura, diversidade. Muito aprendizado e troca de experiências e de contatos entre estudantes e pesquisadores dos 11 campi do IFNMG e de outras instituições de ensino de diferentes estados. Com tudo isso, a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, realizada de 24 a 27 de abril de 2018 no Campus Araçuaí, demonstrou que a iniciação científica no Instituto é levada a sério e que a diversidade de saberes, áreas temáticas, estudos e discussões é uma marca da construção do conhecimento no IFNMG.

No total, foram 336 trabalhos apresentados em pôster, 136 trabalhos apresentados oralmente, 27 minicursos, treze palestras, seis mesas redondas e quatro apresentações culturais, além da quinta edição do Painel Prospectar, do I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e do lançamento da Incubadora “Future”, do Campus Araçuaí, entre outros inúmeros momentos de diálogos, interações e reuniões. O Colégio de Dirigentes, composto pelos dirigentes da Reitoria e diretores-gerais dos 11 campi, reuniu-se no próprio Campus na manhã de quarta-feira.

sic enc 2Segundo o diretor-geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, a realização de um evento de tamanha magnitude só foi possível em virtude da união e do trabalho dos servidores, colaboradores e estudantes do Campus. “Superamos nossos desafios e eventuais problemas internos e demonstramos que acima de tudo existe um objetivo maior para nós, que é promover educação, ciência, tecnologia, inovação, extensão para essa gente que precisa, merece e sabe fazer, e isso ficou demonstrado aqui, com este evento belíssimo e de alta qualidade”, disse o diretor durante a cerimônia de encerramento do VII SIC.

sic enc 3O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, destacou o empenho e o acolhimento do Campus Araçuaí. “O SIC é um momento ímpar dentro da nossa instituição e para ser realizado em alto nível precisa do envolvimento de todo o campus. E aqui em Araçuaí tudo aconteceu da melhor maneira possível. Foram quatro dias intensos, de imersão em ciência, em tecnologia, em inovação, com alunos dos 11 campi sendo os protagonistas”, disse o pró-reitor.

Em 2019, quem terá o desafio de dar sequência ao SIC é o Campus Pirapora, que receberá o evento pela primeira vez.

Durante a cerimônia de encerramento, foram premiados os três melhores trabalhos de cada uma das nove áreas temáticas nas apresentações orais e em pôster. Os trabalhos refletem a preocupação e o trabalho do IFNMG diante dos problemas, desafios e possibilidades das comunidades da área de abrangência da instituição.

sic enc 11

Clique aqui para acessar a relação dos trabalhos orais premiados
Clique aqui para acessar a relação dos trabalhos em pôster premiados

Antes da cerimônia, o coral “Araras Grandes” apresentou um número que denuncia e expressa através de cantos, danças e poesias, alguns dos graves problemas pelos quais passam populações marginalizadas do Brasil e, em especial, de Araçuaí e região.

sic enc 8

Fotos de todos os dias do VII SIC podem ser acessadas nas páginas do Facebook do IFNMG e do Campus Araçuaí. A cobertura foi realizada pela Assessoria Colaborativa de Comunicação do SIC, composta por servidores e alunos do IFNMG – Campus Araçuaí.

Veja abaixo um vídeo-resumo de um minuto e meio sobre o SIC 2018:

sic enc 4

sic enc 5