Portal IFNMG - NEABI do Campus Araçuaí promove Ciclo de Formação na Aldeia Cinta Vermelha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

NEABI do Campus Araçuaí promove Ciclo de Formação na Aldeia Cinta Vermelha

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 11h54 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h16

Neabi INos dias 10, 11 e 12 de agosto, aconteceu o I Ciclo de Formação do NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - Campus Araçuaí com a temática “Os novos caminhos passam pelo coração dos antepassados”. O evento ocorreu na Aldeia Cinta Vermelha Jundiba – Pankararu/Pataxó, localizada no município de Araçuaí MG.

O Ciclo de Formação é um dos instrumentos para concretização dos objetivos e desenvolvimento das atribuições do NEABI do Campus Araçuaí. Seu objetivo específico é contribuir para o reconhecimento e a valorização das matrizes civilizatórias dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros na construção do nosso país. A proposta é organizar e fortalecer processos formativos que resistam às distorções, invisibilização e inferiorização que tem pesado sobre os legados culturais, econômicos e políticos dos povos originários e afro-brasileiros, tentando combater os efeitos duradouros (sempre atualizados) da escravização, do colonialismo e da marginalização social.

Neabi II

Neabi IIIneabi IXPara fazer jus as lutas que justificam sua existência, o NEABI Campus Araçuaí perseguiu uma metodologia de construção marcada pelo diálogo intercultural que pressupõe, como todo diálogo democrático deveria demandar, horizontalidade. A organização do evento mobilizou todos/as integrantes da Aldeia Cinta Vermelha Jundiba Pankararu/Pataxó.

Sob a liderança do cacique Ivanildo Cardoso da Silva (To’ê Pankararu), contribuiu na organização Maria Luiza Moreira Santos Souza (Aranã) e Geralda Soares, ativista histórica e uma das mais importantes indigenistas de Minas Gerais, todos/as integrantes do NEABI Campus Araçuaí. O apoio do Museu Araçuaí e da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (COQUIVALE) foram fundamentais.

 

Neabi IV

neabi VO evento contou com a participação de representantes das etnias Mokuriñ, Maxakali, Pankararu, Pataxó, Aranã . Compareceram também pesquisadores/as que se dedicam à temática indígena como Nádia Maria Jorge Mederios (UFVJM), estudiosa das práticas matemáticas e da língua do povo Krenák, Heiberle Hirsgbere Horácio (UNIMONTES), pesquisador da religiosidade do povo indígena Xakriabá, Fabiano José Alves de Souza (UNIMONTES), estudioso das manifestações culturais dos Pataxós. Também marcaram presença o fotógrafo Lori Figueiró, a artista plástica Lira Marques e representates dos Movimentos Culturais do Vale do Jequitinhonha como Angela Freire. Os NEABs e/ou NEABIs da UFVJM, Campus Diamantina, UNIMONTES, Campus Montes Claros e dos Campi Salinas e Almenara do IFNMG enviaram representantes.

neabi VIEm breve teremos o II Ciclo de Formação do NEABI. O diálogo entre as instituições de ensino e os povos e comunidades tradicionais e os movimentos sociais não deve perder de vista que os conhecimentos e lógicas hegemônicas são etnocêntricas e hierárquicas. É sempre preciso avaliar se estamos conseguindo destituir as regras e normas do discurso hegemônico logrando assim cessar, no plano simbólico, as violências históricas às quais as minorias estão historicamente submetidas. O I Ciclo de Formação do NEABI demonstrou que a construção de uma práxis pedagógica interétnica é o caminho.

Para saber mais sobre o NEABI e os próximos Ciclos de Fomação, entre em contato pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

neabi VIII

Texto: Professor Rone Silvério, Campus Araçuaí. Fotos: Jô Pinto e Lori Figueiró

Fim do conteúdo da página