Portal IFNMG - Estudantes do Campus Araçuaí participam da Etapa Nacional da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h14 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h14

Os estudantes George Vaz, Gustavo Ramalho e João Vitor Cotta, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do 1°, 2° e 3° ano, respectivamente, participaram da Etapa Nacional da I Olímpiada de Matemática dos Institutos Federais, entre os dias 19 e 21 de outubro, no campus Muzambinho do IF Sul de Minas.

omif 4Estudantes e professores dos diversos campi do IFNMG, na abertura da OMIF

O EVENTO

omif 3A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF Internacional) é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. Neste primeiro ano, a OMIF foi realizada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, idealizador da olimpíada.

O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

ESFORÇO, INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADE

Os estudantes do campus Araçuaí, acompanhados do professor Rudney da Mata, acompanhados de estudantes dos demais campi do IFNMG participaram do evento no IF Sul de Minas com estudantes de todo o país. Além de realizar a prova da segunda etapa, com questões abertas, puderam fazer inscrição em minicursos, participar das cerimônias de abertura e premiação e ainda conhecer a cidade de Muzambinho. O professor Rudney participou de um encontro com professores da rede federal de todo o Brasil.

A participação na segunda etapa deu-se em função do bom desempenho na etapa anterior, em que um número maior de estudantes de IFs de todo o Brasil participaram.

Os estudantes agradecem os professores de matemática de suas turmas, Thaiana Marques, Rudney da Mata e Mario Santana e valorizam a experiência: "Foi muito bom ter participado da OMIF. O evento contribuiu para a minha formação. Gostei da atuação do professor Rudney ao incentivar e acompanhar os alunos. Estudar no IFNMG possibilitou participar do evento e ajudou neste resultado". Gustavo Ramalho, Campus Araçuaí.

Omif 2Estudantes do campus Araçuaí, acompanhados do Professor Rudney

OMIF EM NÚMEROS

A OMIF 2018 teve 150 campi participantes.

12300 alunos que fizeram a 1ª fase da OMIF 2018.

347 alunos foram convidados para a 2ª fase.

Fizeram a 2ª fase da OMIF 2018: 255 alunos.

Saiba mais na página da OMIF.

Fotos: Assessoria de Imprensa OMIF e estudantes e professores do IFNMG