Portal IFNMG - Estudante e servidores do Campus Araçuaí têm pesquisa publicada em revista científica norte-americana Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 11h21 | Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 11h21

A estudante Juliane Rezende Sá Miranda Gonçalves e os servidores do campus Araçuaí, Eliane Macedo Sobrinho Santos, Hércules Otacílio Santos e Ricardo Jardim Neiva, em conjunto com mais oito profissionais, tiveram artigo o artigo "Atividade do mel na proliferação e migração celular do carcinoma de células escamosas de boca: análise in vitro e bioinformática" publicado na revista Scientific Research and Essays, dos Estados Unidos, com qualificação Qualis A2.

A pesquisa

O artigo é um produto do TCC da estudante Juliana, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Pretende-se, com a pesquisa, conhecer as características qualitativas e quantitativas do mel de aroeira, importante pasto apícola do Médio Jequitinhonha, o que impulsionará o conhecimento do apicultor da região sendo possível traçar estratégias para o fortalecimento da cadeia apícola regional. Os resultados obtidos até o momento ainda são preliminares e por isso continuaremos com as pesquisas afim de garantir robustez aos resultados alcançados.

Confira a publicação na íntegra aqui.

sre capa out 2018

Além da vertente terapêutica que é abordada neste artigo, aguarda-se por uma outra publicação que contempla a caracterização físico-química e microbiológica do mel de aroeira.

A revista

A Scientific Research Essays (SRE) é uma revista de acesso aberto revisada por pares com o objetivo de publicar artigos de pesquisa de qualidade em ciência, medicina, agricultura e engenharia, como Nanotecnologia, Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, Gestão de Poluição do Ar e Eletrônica, dentre outros. A SRE tem um índice h5 de 12 na métrica do Google Acadêmico. Essa métrica refere-se às publicações mais citadas, em diferentes línguas e áreas temáticas.

O índice Qualis A2*

QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

*Texto de Vilma Costa Bastos