Portal IFNMG - Professor do Campus Araçuaí abre evento da AFFEMG em Belo Horizonte com a cultura do Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do Campus Araçuaí abre evento da AFFEMG em Belo Horizonte com a cultura do Vale do Jequitinhonha

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h10 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h36

O professor Ernani Calazans, do IFNMG - Campus Araçuaí, levou a cultura do Vale do Jequitinhonha para a Semana Cultural da AFFEMG - Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, realizada de 19 a 22 de fevereiro, na sede da Associação, em Belo Horizonte.

A AFFEMG tradicionalmente realiza a Semana Cultural. Em 2019, comemorando 69 anos de fundação da Associação, a semana foi inspirada no Vale do Jequitinhinha, proporcionando aos convidados um mergulho na riqueza histórico-cultural da região.

A abertura foi feita pelo professor Ernani Calazans, que é também artista plástico, que na palestra abordou seu trabalho no Vale do Jequitinhonha, além da história, cultura e trabalhos de outros artistas da região. O evento contou ainda com a X Exposição Coletiva de Artes-Artesania e Fotografia da AFFEMG e com um Sarau com Paulinho Pedra Azul.

O CONVITE

O convite para realizar a abertura do evento, feito ao professor Ernani, partiu de um contato realizado pela professora Lillian Vanessa Silva, do Instituto Federal do Sul de Minas, que conheceu, pela internet, o painel pintado pelo professor Enani no Campus Araçuaí.

Saiba mais sobre o painel aqui.

A mãe da professora, a sra. Valda Paulino, trabalha com bordados, dentro do conceito de bordado-arte, e solicitou autorização para reproduzir em bordados a arte presente no painel. A sra. Valda participou de projeto de extensão no IF Sul de Minas, trazendo nos bordados a cultura do café e também coordena o grupo “BordAffemg”, que estava também participando da organização e exposições da Semana Cultural da AFFEMG.

ernani3a
O professor Ernani e o painel do Campus Araçuaí

A AFFEMG

Em 1938 aconteceu o 1º Congresso de Coletores, Fiscais e Inspetores de Renda, em Belo Horizonte. Foram debatidas questões relativas ao lançamento e cobrança de impostos, medidas administrativas para a melhoria da fiscalização, arrecadação e aspectos referentes ao pessoal fazendário. Em 1943 foi realizado o primeiro concurso para as pessoas que quisessem exercer a função de fiscal. Nesse período, os fiscais eram considerados muito corajosos. Eles tinham que trabalhar armados, devido à falta de segurança e às condições de trabalho.

Em 1950, como um reflexo do fortalecimento da classe, é fundada a AFFEMG, para que os fiscais pudessem se organizar e cuidar de seus interesses, além de se fazerem representar junto ao poder estadual e refletirem sobre a profissão. Quando a AFFEMG foi criada não era permitida a formação de sindicatos de servidores públicos, sendo os funcionários fiscais os pioneiros nesse tipo de organização no Estado de Minas Gerais.

A AFFEMG funciona no antigo prédio do Hotel Palmeiras da Liberdade, na Sergipe, 893, Savassi.

Saiba mais sobre a AFFEMG aqui.

Para entrar em contato com o professor Ernani Calazans, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Abaixo, algumas imagens do evento:

e1e2e3e4e5e6

.

Fim do conteúdo da página