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Projeto Vozes Silenciadas chegou em sua 6a Edição em 2018

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 11h48 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h34

Em 2018, o projeto Vozes Silenciadas, realizado anualmente, chegou em sua sexta edição, tendo sua culminância em novembro com a VI Mostra de IMG 8366Curtas e Stands.

O projeto, de caráter interdisciplinar e multidisciplinar é destinado à reflexão e à produção IMG 8401artística, enquanto expressão educativa, cultural e científica, voltado para comunidade acadêmica, notadamente estudantes dos cursos presenciais do IFNMG/Araçuaí e estudantes de escolas da região convidadas. Ele foi idealizado com o objetivo de incentivar e promover reflexões acerca da realidade das mazelas que constituem a sociedade que nos rodeia, e ainda de buscar solucionar problemas de relacionamentos sociais, interpessoais e intrapessoais. Paralelo a isso, busca-se dar vazão a novos talentos nas áreas de desenvolvimento artístico cinematográfico e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisuais de cunho educativo e cultural, possibilitando a criação, a reflexão e a difusão do cinema “amador” com a participação da sociedade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação.IMG 8413

O projeto Vozes Silenciadas é uma afirmação do protagonismo estudantil no IFNMG Campus Araçuaí. Todos os temas trabalhados são escolhidos pelos próprios estudantes, indicados pelos mesmos como discussões necessárias no ambiente escolar e fora dele, bem como a elaboração do roteiro dos vídeos produzidos e das apresentações artísticas e musicais. Todas as decisões IMG 8420do projeto são tomadas também junto aos estudantes que fazem parte da equipe de coordenação.

O protagonismo estudantil, aliado à discussão de temas que compõe a realidade em que os estudantes convivem, vão ao encontro de uma proposta de formação holística e cidadã.

O projeto também corrobora os valores do IFNMG, de não compactuar com nenhuma forma de preconceito, de exclusão social, de bullying e de cerceamento do pensamento crítico dos estudantes.IMG 8438

Anualmente, a comunidade escolar aguarda pela culminância do projeto, que já serviu de modelo para outras escolas da região e outros campi do IFNMG. Em 2018, entre os temas escolhidos pelos estudantes de cada turma dos cursos técnicos estão: Ansiedade, Depressão, Gravidez na Adolescência, Assédio Sexual, Abuso de Menores, Padrões exigidos ao corpo feminino, Auto-estima, LGBTFobia, Moradores de rua, Dependência química, Abandono de idosos, Drag Queen e a Presença do Negro na IMG 8452Música, Conflitos familiares na adolescência.

As mostras também são avaliadas por docentes e técnicos do IFNMG - especialistas, mestres e doutores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Educação.

A visitação às apresentações do projeto é aberta ao público, porém a divulgação de imagens e vídeos, especialmente àqueles em que aparecem menores, não é permitida sem autorização prévia. Também não é permitida a utilização de imagens do projeto para fins diferentes daqueles que são os objetivos do mesmo.

O projeto foi concebido de acordo com as determinações da Lei 9.394/96 - Lei de IMG 8459Diretrizes e Bases da Educação Nacional, conforme artigos destacados abaixo:
Artigo 3°. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte, o saber.
III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV – respeito à liberdade e apreço a tolerância.
IMG 8489X – valorização da experiência extra-escolar.
XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII – consideração com a dignidade étnico-racial.
Artigo 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
§ 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.IMG 8501
§ 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.
§ 9º Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas transversais, nos currículos escolares de que trata o caput deste artigo, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho IMG 8509de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), observada a produção e distribuição de material didático adequado.
Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética eIMG 8540 o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
(...)

Ainda de acordo com a proposta do Vozes Silenciadas, citamos o texto da juíza federal Dra. Raquel Domingues do Amaral:

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens?
IMG 8549Sentem o seu cheiro?
Os direitos são feitos de suor, de sangue, de carne humana apodrecida nos campos de batalha, queimada em fogueiras!
Quando abro a Constituição no artigo quinto, além dos signos, dos enunciados vertidos em linguagem jurídica, sinto cheiro de sangue velho!
Vejo cabeças rolando de guilhotinas, jovens mutilados, mulheres ardendo nas chamas das fogueiras! Ouço o grito enlouquecido dos empalados.
Deparo-me com crianças famintas, enrijecidas por invernos rigorosos, falecidas às portas das fábricas com os estômagos vazios!
Sufoco-me nas chaminés dos Campos de concentração, expelindo cinzas humanas!
Vejo africanos convulsionando nos porões dos navios negreiros.IMG 8552
Ouço o gemido das mulheres indígenas violentadas.
Os direitos são feitos de fluido vital!
Pra se fazer o direito mais elementar, a liberdade, gastou-se séculos e milhares de vidas foram tragadas, foram moídas na máquina de se fazer direitos, a revolução!
Tu achavas que os direitos foram feitos pelos janotas que têm assento nos parlamentos e tribunais?
Engana-te! O direito é feito com a carne do povo!
Quando se revoga um direito, desperdiça-se milhares de vidas...
Os governantes que usurpam direitos, como abutres, alimentam-se dos restos mortais de todos aqueles que morreram para se converterem em direitos!
IMG 8576Quando se concretiza um direito, meus jovens, eterniza-se essas milhares vidas!
Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência!
O direito e a arte são as únicas evidências de que a odisseia terrena teve algum significado!"

 

 Para ver mais fotos do projeto, clique aqui.

 

 

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