Portal IFNMG - Setembro começa com boas notícias no Campus Araçuaí. Ir direto para menu de acessibilidade.

Setembro começa com boas notícias no Campus Araçuaí.

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 15h21 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h14

Durante essa primeira semana de setembro de 2020 o IFNMG Campus Araçuaí recebeu dois novos conjuntos didáticos de alta tecnologia, que vão auxiliar no ensino dos estudantes por meio da vivência prática de diversos experimentos.

Os equipamentos instalados são um Laboratório Modular para Treinamento de Mecânica de Fluídos e quatro Laboratórios Portáteis de Física. O total investido nos equipamentos somam R$ 302.332,00 (trezentos e dois mil, trezentos e trinta e dois reais) e os recursos são provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT).

O Laboratório Modular para Treinamento de Mecânica de Fluídos faz parte do planejamento de implantação e estruturação do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, como discutido entre os anos de 2017 e 2018, visando possibilitar uma formação de qualidade aos estudantes. Além do curso citado, o equipamento atenderá ainda os cursos integrados de Agroecologia, Agrimensura e Meio Ambiente. O laboratório permite a compreensão dos fenômenos do meio líquido, através de diversas atividades práticas, tais como: estudos de escoamento sobre vertedouros, transição entre escoamento laminar e turbulento, perdas de carga em diferentes tubos, conexões e válvulas, medição de vazão em diferentes instrumentos de medição e estudos das características e instalação de bombas centrífugas.

Segundo a Professora Rosane Gomes “com a aquisição do laboratório modular, o ensino em hidráulica e áreas correlatas torna-se mais interessante, proporcionando aos alunos a aprendizagem além da teoria de sala de aula. É um equipamento bastante didático, de fácil manuseio, moderno e que possibilita uma variedade de experimentações. Foi uma conquista importante para nosso campus, em especial para o curso de engenharia agrícola e ambiental, que abrange diversos estudos em recursos hídricos e irrigação.”

Os Laboratórios Portáteis de Física promovem a eficácia do aprendizado, pois através deles é possível realizar uma série de 43 (quarenta e três) experimentos em mecânica, termodinâmica, eletricidade/eletrônica e óptica. Os equipamentos atenderão especialmente os Cursos Técnicos Integrados e o Curso Superior de Engenharia Agrícola e Ambiental. Mas cabe destacar que, pelo fato de serem portáteis, possibilitam ainda levar as práticas à toda comunidade de Araçuaí, principalmente para as escolas estaduais e municipais, por meio de projetos de extensão, divulgação científica, feiras de ciências itinerante entre outros projetos.

Para o Professor Agamenon Xavier “as atividades experimentais são de suma importância para o ensino de Física, o que é respaldado por grande parte de pesquisadores e professores da área. As atividades experimentais associadas às intervenções tradicionais e investigativas, são exercícios pedagógicos que encorajam os estudantes a questionarem o mundo natural, possibilita o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, bem como a cooperação entre eles; além de possibilitar que compreendam a natureza do trabalho científico”.

A Pandemia da COVID-19 nos impôs tempos difíceis, especialmente para manutenção do ensino de qualidade, todavia o Campus Araçuaí não parou seu trabalho e luta para oferecer à comunidade araçuaiense uma escola cada vez mais preparada, seja com equipamentos, seja com servidores. Esperamos estar ainda melhores para receber nossos alunos de volta, de forma presencial, em breve.