Portal IFNMG - Projeto de Extensão: "Enfermagem de Portas Abertas 2020" Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto de Extensão: "Enfermagem de Portas Abertas 2020"

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 10h20 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h24
Ação do Projeto Enfermagem de Portas Abertas
imagem sem descrição.

O projeto de extensão “Enfermagem de Portas Abertas” nasce de uma parceria já consolidada, embora informal, entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Campus Araçuaí, e diversos setores da sociedade, em âmbito locorregional, para realização de ações de prevenção de doenças e promoção de saúde, na perspectiva da interdisciplinaridade e da intersetorialidade, através das ferramentas da educação popular em saúde e por meio da realização de procedimentos de enfermagem.

Com relação à metodologia que norteia a execução desse projeto, a intenção foi que ela fosse construída durante o percurso, baseada na pesquisa-ação. Uma estratégia metodológica que se associa a uma forma de ação coletiva para a resolução de problemas ou a consecução de objetivos de transformação.

Para tanto, optamos por utilizar a Metodologia Comunicativa Crítica. Com relação aos resultados, do ponto de vista do educando, envolvido no projeto, espera-se contribuir para a sua formação crítico-reflexiva, a partir do mundo dotrabalho, em interações reais e significativas. No que diz respeito à interação escola-serviço-comunidade, a intenção é estabelecer, consolidar e/ou reforçar o intercâmbio e o apoio mútuo, através da construção de novas parcerias, bem como solidificação das relações já estabelecidas. Do ponto de vista da comunidade de Araçuaí e região, espera-se contribuir na melhoria das condições de saúde da população, através do aprimoramento dos serviços e da prática profissional.

Ações desenvolvidas:
O projeto “Enfermagem de Portas Abertas” já pôde realizar diversas e variadas ações, distribuídas ao longo da sua vigência. Entre elas, é possível citar:

1. (1) Ações de conscientização acerca do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, realizadas nos meses de referência.
  2. (2) Atividades de Educação em Saúde acerca de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
  3. (3) Participação em campanhas de imunização e realização de ações de imunização no IFNMG.
  4. (4) Atividades de saúde em escolas. (5) Oficinas de beleza no CAPS e atividade de recuperação de memória musical em moradores da Casa Lar, entre muitas outras.

Em consonância com as medidas institucionais de restrição de contato e isolamento social, estabelecidas pelos órgãos oficiais, em decorrência da
situação de Emergência de Saúde Pública, motivada pela Infecção Humana pelo SARS-COV-2, o projeto, neste ano, concentrou-se em ações disseminadas por ferramentas digitais.

Parcerias: Secretaria Municipal de Saúde de Araçuaí / MG.

Coordenadora do Projeto: Juliana de Almeida Pereira e Santos