Portal IFNMG - Dia 3 de dezembro: DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ir direto para menu de acessibilidade.

Dia 3 de dezembro: DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 09h58 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 09h58
imagem sem descrição.

No dia 03 de dezembro é comemorado o dia internacional das pessoas com deficiência, data estabelecida pela ONU com o intuito principal de conscientizar a população sobre a necessidade de garantir melhor qualidade de vida a todos deficientes do mundo. É valido ressaltar que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas, e como todas as outras, dispõe de direitos e deveres. O IFNMG – Campus Araçuaí conta com a comissão do NAPNE (Núcleo de Atendimento à pessoa com necessidades específicas) para garantir os direitos e deveres das pessoas com deficiências. A seguir será apresentado algumas informações sobre o NAPNE:

Objetivos:
O NAPNE tem por finalidade promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição, de forma a promover inclusão dos discentes e servidores com necessidades específicas. (REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS – NAPNE/IFNMG – maio/2019).

Ações desenvolvidas:

Devido à pandemia, as atividades napneanas, no momento, não estão acontecendo de maneira presencial, contudo, podemos elencar algumas ações remotas:

• Confecção do PIA (Plano Individual do Aluno);
  • Acompanhamento dos estudantes através de encontros e de conversas com a família e os docentes;
  • Promoção em parceria com o NAI (Núcleo de Ações Inclusivas) de rodas de conversa a respeito dos temas da inclusão e acessibilidade, com maior aprofundamento, nas quais houve a participação dos membros do NAPNE.

Conquistas

• Concessão de espaço físico definido para a equipe do NAPNE fazer suas ações de atendimento, reuniões da comissão, dentre outras.
  • Aquisição de alguns equipamentos, como o scanner de voz e a impressora de Braille;

Perspectivas:

• Atuar mais especificamente nos processos de acesso e permanência dos estudantes com necessidades específicas,
  • Acompanhar os avanços tecnológicos a fim de efetuar um suporte de qualidade para que o aluno permaneça incluído à instituição de ensino
  • Implementar a tutoria de pares entre os alunos.

Parcerias:
Há uma parceria com os outros NAPNES organizados nos demais campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.