Portal IFNMG - PESQUISADORES DO IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ INICIAM ESTUDO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE PLANTAS COMO POTENCIAIS DROGAS TERAPÊUTICAS CONTRA COVID-19 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

PESQUISADORES DO IFNMG - CAMPUS ARAÇUAÍ INICIAM ESTUDO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE PLANTAS COMO POTENCIAIS DROGAS TERAPÊUTICAS CONTRA COVID-19

Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 13h13 | Última atualização em Sexta, 21 de Maio de 2021, 13h15

Pesquisadores do IFNMG – Campus Araçuaí, em parceria com pesquisadores da UFMG, Unimontes e UFU integram a equipe do projeto “POTENCIAL ANTIVIRAL DE PRINCÍPIOS BIOATIVOS DE PLANTAS BRASILEIRAS CONTRA SARS-COV-2”. O principal objetivo do projeto é avaliar princípios bioativos de plantas brasileiras frente a diferentes proteínas de SARS-CoV-2 com o auxílio de métodos computacionais. Resultados positivos além de possibilidade de combate à COVID-19, poderão fortalecer as cadeias produtivas destas plantas com desenvolvimento de matéria prima para abastecer a indústria farmacêutica. Em 23 de março de 2021 o primeiro trabalho, produto do projeto, foi aceito para publicação no periódico Annals of the Brazilian Academy of Sciences. O trabalho aceito para publicação é intitulado “Protein-coding gene interaction network prediction of bioactive plant compound action against SARS-CoV-2: a novel hypothesis using bioinformatics analysis” e, por meio de análise bioinformática, aponta vários compostos bioativos de plantas brasileiras com funções antivirais potenciais que podem inibir direta ou indiretamente o novo coronavírus, SARS-CoV-2. Além disso, os autores do trabalho destacam a importância de se utilizar métodos de análise in silico que podem orientar a triagem de potenciais substâncias antivirais para combater diferentes enfermidades, inclusive a COVID-19.

Os próximos passos do projeto terão como foco os biocompostos mais promissores e com disponibilidade de matéria prima, e serão avaliadas em modelos in vitro em culturas de células com perspectivas de obtenção de novos fármacos e/ou antisséptico. “Espera-se que os resultados do presente projeto embasem o uso de plantas medicinais e da sabedoria popular na recuperação imunológica de pacientes e tratamento de distúrbios provocados pelo SARS-COV-2”, ressaltam os pesquisadores do projeto Hércules Otacílio e Eliane Macedo. E além disso, é importante destacar como produto do projeto, o fortalecimento na proteção da flora Brasileira e, portanto, os resultados também irão embasar a difusão e relevância dos bens naturais do país no enfrentamento de um problema global como a COVID-19. 

O médico veterinário do IFNMG – Campus Araçuaí, Hércules Otacílio, destaca a importância de as instituições de pesquisa fortalecerem linhas de desenvolvimento de fármacos para o tratamento de pacientes que desenvolvem a forma grave da doença.

 

Fim do conteúdo da página