Portal IFNMG - Boletim atualiza resultados de análises sobre presença do vírus da covid-19 no esgoto, água e peixes de oito municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 09h56 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 10h01

Um boletim produzido pelos integrantes do projeto “Análise da presença e persistência do SARS-CoV-2 em águas de superfície e na ictiofauna da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jequitinhonha-MG”, formada por servidores e alunos do IFNMG, dos Campi Salinas e Januária, apresenta à comunidade os resultados dos primeiros sete meses de coletas e análises de amostras de esgoto, água e peixes, realizados em oito municípios. As coletas foram feitas de novembro de 2020 a maio de 2021 em Salinas, Almenara, Araçuaí, Minas Novas, Grão Mogol, Jequitinhonha, Francisco Badaró e Padre Carvalho.

De acordo com os dados da pesquisa, o vírus causador da covid-19 foi encontrado em todos os municípios, em grande parte das amostras de esgoto não tratado. Em nenhuma das análises foi detectada a presença do SARS-Cov-2 em amostras coletadas de peixes e águas dos rios. (Confira mais detalhes abaixo, no boletim.)

A previsão dos pesquisadores é que os monitoramentos mensais e as análises continuem, pelo menos, até fevereiro de 2022.

O projeto

O projeto “Análise da presença e persistência do SARS-CoV-2 em águas de superfície e na ictiofauna da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jequitinhonha-MG” obteve financiamento por meio da Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decitob nº 07/2020, específica para projetos relacionados ao novo coronavírus. O coordenador da pesquisa é o professor Filipe Vieira Santos de Abreu, do IFNMG-Campus Salinas.

São parceiros do projeto a fundação de apoio do IFNMG (Fadetec), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor).

Boletim coronavirus 2