Portal IFNMG - Câmpus Pirapora teve significativa participação no IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2015, 11h37

120150518

Alunos e Professores do Câmpus Pirapora que participaram do IV SIC.

O IFNMG/Câmpus Pirapora participou do IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG que aconteceu no período de 28 à 30 de abril de 2015 no Câmpus Arinos e teve uma significativa participação, recebendo a premiação de 1º Lugar (Apresentação Oral) com o trabalho "Acessibilidade dos Laboratórios de Informática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Câmpus Pirapora" que é resultado de pesquisa desenvolvida no Câmpus Pirapora. O trabalho foi apresentado pela aluna, Mônica Thais Macêdo, do terceiro ano do curso técnico em informática (Modalidade integrado) e coordenado pelo Professor Felipe Augusto Mota.

220150518

A aluna, Mônica Thaís, recebendo premiação do primeiro lugar (Apresentação oral). Da esquerda para a direita: Diretores Geral do Câmpus Arinos, Prof. Elias Rodrigues de Oliveira Filho; a aluna Mônica Thaís; o Pró-Reitor de Pesquisa do IFNMG, Rogério Murta e a Diretora de Ensino do Câmpus Arinos, Profª. Juliana Maria Nogueira Pereira.

O Câmpus Pirapora teve onze projetos de pesquisa apresentados no evento, orientados pelos professores: Marcelo de Miranda Lacerda, André Luiz Lacerda Souza, Felipe Augusto Oliveira Mota, Vívia Paula Diniz Abreu, Danilo Lima Carreiro e Nesmária Sany Costa Alves, sendo esses dois últimos também líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Administração, do IFNMG Câmpus Pirapora cadastrado junto ao CNPq.

320150518

Alunos do Câmpus Pirapora apresentando trabalho.

Os trabalhos apresentados no IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG foram:

1. Percepção de hábitos saudáveis entre estudantes do ensino técnico e superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Pirapora. Autores: José Rodrigo Pereira Dias, David Pinheiro Ramos, Joyce Moreira Rodrigues Mota, André Luiz Lacerda Souza, Arielle de Matos Souza, Jelson Luiz Dick e Danilo Lima Carreiro.

2. Nível de qualidade de vida entre estudantes do ensino técnico e superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Pirapora. Autores: Sayonara Grazielle Coutinho da Silva, Carla Pereira Alves, Nesmaria Sany Costa Alves, Jean Matheus Peixoto de Brito, Jelson Luiz Dick, Érica Souza Tupiná e Danilo Lima Carreiro.

3. Tendência empreendedora entre estudantes do ensino técnico e superior de uma escola federal. Autores: Patrícia Stefanelli Conceição, Matheus Linos Torres, Bruna Batista da Silva, Wagner Luiz Mineiro Coutinho, Juliana Silva Ramires e Danilo Lima Carreiro.

4. MINECRAFT: Introduzindo a Gamificação no Câmpus Pirapora do IFNMG. Autores: Poliane Muniz Martins e Marcelo de Miranda Lacerda.

5. Estiagem/Seca e Inundações no Norte de Minas: um estudo ambiental nessa mesorregião. Autores: Jhonathan Rodrigues dos Santos Alves, Grasieli Gonçalves dos Santos, Karine Pires dos Santos, Marcos Antônio Barbosa da Silva, Mayara Muniz Massini e Vívia Paula Diniz Abreu.

6. Microrregião de Pirapora: características e indicadores econômicos e sociais. Autores: Nesmária Sany Costa Alves, Juan Lucas Paixão Paulino, Juliana Assis Rocha de Moura, Cyntia Aparecida da S. Oliveira, Danilo Lima Carreiro e Roney Versiane Sindeaux.

7. Acessibilidade dos Laboratórios de Informática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Pirapora. Autores: Mônica Thais S. Macêdo, Sérgio Luiz S. dos Reis, Geovana S. de Oliveira, Lucas M. Santos, Ismar B. Ramos, Luciano S. Diniz, Sônia Regina S. da Silva e Felipe Augusto O. Mota.

8. Tremores de Terra: um estudo sobre Segurança e Saúde no Norte de Minas. Autores: Vanessa Fernandes Souza e Vívia Paula Diniz Abreu.

9. Aplicativos Móveis: introduzindo a Gamificação no Câmpus Pirapora do IFNMG. Autores: Janayna Veloso Oliveira e Marcelo de Miranda Lacerda.

10. Avaliação do nível de atividade física dos funcionários do IFNMG – Câmpus Pirapora. Autores: Laíssa Daniely Braga Guimarães, Myrella Lacerda de Freitas, Othon T. Afonso Korogi e André Luiz Lacerda Souza.

11. Tremores de Terra no Norte de Minas: um estudo ambiental nessa mesorregião geográfica. Autores: Jhonatan Lacerda de Sales e Vívia Paula Diniz Abreu.

420150518

Professores Marcelo, Anderson, Daniel e Vívia e alunos dos cursos técnicos em segurança do trabalho, Edificações e informática.

Além desses projetos, houve ainda, a exposição de um trabalho associado aos resultados do projeto de extensão "Pré-IFNMG popular de matemática" desenvolvido por estudantes de cursos técnicos do Câmpus Pirapora juntamente com os professores Alexandre Botelho Brito (Coordenador), Daniel Guimarães Silva e Kewla Dias Pires Brito, e, também uma divulgação do trabalho "Os vestígios de um passado esquecido: um olhar sobre o patrimônio cultural norte mineiro a partir da análise das ruínas seiscentistas das igrejas de Mocambinho e Barra do Guaicuí" que é relacionado à pesquisa de mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Uberlândia) desenvolvida pelo prof. Anderson Ricardo dos Anjos.

520150518

Acadêmicos do Curso Bacharelado em Administração participando do IV Seminário de Iniciação Científica do IFNMG.