Portal IFNMG - Comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 17h23 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h57
imagem sem descrição.

A comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, de 1922, no Campus Montes Claros, culminou com o evento promovido pelos alunos do ensino médio integrado, dos cursos Técnico em Informática, Técnico em Edificações e Técnico em Química, sob a coordenação da professora de Artes, Camila Antunes, no último dia 29 (terça-feira), no Auditório do campus.



Conduzido pelo Graça Aranha (cover), o espetáculo foi um convite para se refletir sobre a arte, a sociedade e a cultura brasileiras. No primeiro bloco, a releitura teatral do poema Juca Mulato, de Menotti Del Picchia, fez a muitos rir com as peripécias do Juca, um caboclo de alma lírica, suas “cismas”e tentativas frustradas de conquistar o amor da filha da patroa. Uma reflexão sobre o amor e a dor de amar.



Já a releitura da música “As Bachianas Brasileiras n° 5”, de Heitor Villa-Lobos, no segundo bloco, trouxe emoção ao auditório e garantiu aplausos triplicados, com direito a pedido de “palhinha” no saguão do prédio.



O terceiro e último bloco de apresentações, contou com a dança e interpretação da música “O trenzinho caipira”, de Villa-Lobos. Os dançarinos demonstraram por meio dos movimentos a gênese da obra, que transforma o som de uma locomotiva a vapor e sua aceleração gradativa em música, captura a transição do rural para o urbano, do tradicional para o moderno, ao mesmo tempo em que o artista tece as imagens desse processo. E o final foi um quadro pintado a várias mãos faceiras e inspiradas pelo mestre homenageado.



E o evento não acabou, assim como a Semana da Arte Moderna de 1922, que é eterna. As obras visuais produzidas pelos alunos envolvidos continuam expostas no saguão do prédio administrativo do Campus Montes Claros, durante toda esta semana, para apreciação do público.

Fim do conteúdo da página