Portal IFNMG - Campus Montes Claros realizou sua primeira cerimônia de colação de grau na noite desta quarta, 8 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 14h14 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 20h27

formatura site2

A noite desta quarta, dia 8/2, foi muito importante para a história do IFNMG-Campus Montes Claros. Seis alunos do curso de Engenharia Química receberam seus diplomas na primeira cerimônia de colação de grau do Campus: Alcino Antunes da Silva Neto, Ana Cláudia Oliveira e Souza, João Guilherme Prates Faim, Raissa Costa de Oliveira, Lourinaldo Soares da Silva Júnior e Jhean Marcel Soares Costa.

A solenidade aconteceu no auditório da Unidade, e foi presidida pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.

O professor Renato Afonso Cota Silva, diretor geral do IFNMG-Campus Montes Claros, afirma que o momento é histórico para o IFNMG. "É a concretização de um grande sonho, que se iniciou em 2012, com o desafio de formar profissionais de excelência no âmbito de uma educação pública e de um campus recém criado. Este feito só foi possível por contar com a colaboração e participação efetiva dos professores, servidores técnicos administrativos e estudantes, os quais sempre acreditaram neste sonho e nesta Instituição", destaca o diretor.

Para alguns dos formandos, não vai haver férias dos estudos, pois o fechamento deste ciclo de cinco anos da graduação vai coincidir com o início de outro, o do mestrado. Alcino, Ana Cláudia e Raissa foram aprovados para programas de pós-graduação. Aliás, Raíssa foi aprovada para dois mestrados de Engenharia Química, na Unicamp e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Optou pelo primeiro e novamente será colega de turma de Ana Cláudia e Alcino.

Unânimes em reconhecer que o mercado de trabalho não está nada favorável, nestes tempos de crise, eles enxergaram na especialização a oportunidade de continuar se qualificando para garantir melhores oportunidades. “Em épocas assim, o diferencial é se manter por dentro de tudo que acontece, estudar, estudar e estudar”, avalia Raissa, que já definiu que quer ser professora e ensinar a seus alunos “a beleza da Engenharia Química”. Lição que ela aprendeu como os “professores maravilhosos” que encontrou no IFNMG: “O diferencial desta Instituição é a capacidade do aluno criar vínculos com seus professores. Isso não tem preço! Hoje, sei o que quero da vida por influência dos meus professores, por admirá-los e por querer, um dia, ser tão boa quanto eles!”.

Ana Cláudia e Alcino ainda não definiram se, depois do mestrado, pretendem seguir na carreira acadêmica, como a colega Raissa, ou se vão optar pela área industrial. Mas, seja qual for a opção, acreditam que estão preparados para encarar o mercado, pela qualidade da formação que receberam. “Considero o ensino que recebi no IFNMG de extrema qualidade! O corpo docente é completo e bem qualificado, de modo que me sinto preparada para o que está por vir!”, afirma Ana Cláudia.

DSC 0415 site

Mais fotos da cerimônia podem ser acessadas na página do IFNMG no Facebook.