Portal IFNMG - Aplicação dos questionários de autoavaliação institucional acontece de 6 a 10 de março Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aplicação dos questionários de autoavaliação institucional acontece de 6 a 10 de março

Publicado: Domingo, 05 de Março de 2017, 19h22 | Última atualização em Domingo, 05 de Março de 2017, 19h27

Professores e alunos dos cursos superiores, bem como servidores técnico-administrativos, do Campus Montes Claros podem participar, de 06 a 10 de março, do processo de autoavaliação institucional do IFNMG, promovido pela subComissão Própria de Avaliação (sCPA).

Para participar, é preciso responder um questionário eletrônico (confira links abaixo), que abrange dez dimensões, envolvendo aspectos acadêmicos e institucionais (leia abaixo). Os questionários são anônimos, porém para controle dos respondentes será fornecido pela sCPA do Campus um token para acesso ao sistema.

A autoavaliação institucional, realizada anualmente, é uma exigência legal. Trata-se de um diagnóstico das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para subsidiar o planejamento e a definição de políticas que visem a melhoria do desempenho institucional.

Cabe à CPA conduzir os processos de avaliação institucional do IFNMG, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conformidade com o que determina a legislação vigente.

O objetivo maior da CPA é conhecer o IFNMG, suas potencialidades e fragilidades, fazendo um diagnóstico pautado na opinião da comunidade. Este é o momento de cada aluno e servidor opinar a respeito da nossa instituição e nos ajudar a fazer um IFNMG- Campus Montes Claros cada dia melhor.



Dimensões da autoavaliação institucional

Conheça os dez aspectos avaliados, segundo institui a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes):

  1. missão e o plano de desenvolvimento institucional;
  2. política para o ensino, a pesquisa, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
  3. responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  4. comunicação com a sociedade;
  5. políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  6. organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios;
  7. infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação e de atendimento aos portadores de necessidades especiais;
  8. planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  9. políticas de atendimento aos estudantes;
  10. sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação de nível profissional e tecnológico.


Acesse os questionários de autoavaliação:

Docentes: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/599184?lang=pt-BR

Discentes: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/172614?lang=pt-BR

TAEs: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/511158?lang=pt-BR

 

sCPA do IFNMG – Campus Montes Claros

Valesca Rodrigues de Souza (presidente) - docente
Juliana Mendes Campos Quintino (secretária) - docente
Iago de Sousa Ferreira da Silva - discente
Ingrid Freitas Assad - discente
Warley Barroso Silva (vice-presidente) - técnico-administrativo
Samuel Rodrigues Barbosa - técnico-administrativo
Francielle Sena Boaventura - sociedade civil organizada
José Carlos Santos Gontijo - sociedade civil organizada

Fim do conteúdo da página