Aplicação dos questionários de autoavaliação institucional acontece de 6 a 10 de março
Professores e alunos dos cursos superiores, bem como servidores técnico-administrativos, do Campus Montes Claros podem participar, de 06 a 10 de março, do processo de autoavaliação institucional do IFNMG, promovido pela subComissão Própria de Avaliação (sCPA).
Para participar, é preciso responder um questionário eletrônico (confira links abaixo), que abrange dez dimensões, envolvendo aspectos acadêmicos e institucionais (leia abaixo). Os questionários são anônimos, porém para controle dos respondentes será fornecido pela sCPA do Campus um token para acesso ao sistema.
A autoavaliação institucional, realizada anualmente, é uma exigência legal. Trata-se de um diagnóstico das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para subsidiar o planejamento e a definição de políticas que visem a melhoria do desempenho institucional.
Cabe à CPA conduzir os processos de avaliação institucional do IFNMG, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conformidade com o que determina a legislação vigente.
O objetivo maior da CPA é conhecer o IFNMG, suas potencialidades e fragilidades, fazendo um diagnóstico pautado na opinião da comunidade. Este é o momento de cada aluno e servidor opinar a respeito da nossa instituição e nos ajudar a fazer um IFNMG- Campus Montes Claros cada dia melhor.
Dimensões da autoavaliação institucional
Conheça os dez aspectos avaliados, segundo institui a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes):
- missão e o plano de desenvolvimento institucional;
- política para o ensino, a pesquisa, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
- responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- comunicação com a sociedade;
- políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios;
- infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação e de atendimento aos portadores de necessidades especiais;
- planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
- políticas de atendimento aos estudantes;
- sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação de nível profissional e tecnológico.
Acesse os questionários de autoavaliação:
Docentes: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/599184?lang=pt-BR
Discentes: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/172614?lang=pt-BR
TAEs: http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/511158?lang=pt-BR
sCPA do IFNMG – Campus Montes Claros
Valesca Rodrigues de Souza (presidente) - docente
Juliana Mendes Campos Quintino (secretária) - docente
Iago de Sousa Ferreira da Silva - discente
Ingrid Freitas Assad - discente
Warley Barroso Silva (vice-presidente) - técnico-administrativo
Samuel Rodrigues Barbosa - técnico-administrativo
Francielle Sena Boaventura - sociedade civil organizada
José Carlos Santos Gontijo - sociedade civil organizada
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