Portal IFNMG - Evento: Profissional em Computação - Planeje seu Futuro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Evento: Profissional em Computação - Planeje seu Futuro

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 18h07 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 11h11

080317 computacao

O Campus Montes Claros realizará no próxima terça-feira, 14 de março, o evento Profissional em Computação - Planeje seu Futuro.

Este evento tem foco nos alunos de ensino médio do Campus Montes Claros e outras escolas da cidade, e tem por objetivo apresentar os diferentes cursos superiores na área de computação:

  • Ciência da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Sistemas;
  • Engenharia de Telecomunicações;
  • Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para apresentar cada um deles, estarão presentes os coordenadores desses cursos em instituições de ensino superior de Montes Claros e do Campus Januária do IFNMG. O evento será realizado no auditório do Campus Montes Claros e é gratuito, mas tem número limitado de inscrições.

 

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO: https://www.eventbrite.com.br/e/profissional-em-computacao-planeje-seu-futuro-tickets-31648053179

 

Confira o currículo dos palestrantes:

Alberto Alexandre Assis Miranda

Coordenador do Curso Superior em Ciência da Computação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG Campus Montes Claros

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2009, defendida aos 27 anos), sendo que sua tese de doutorado ganhou o terceiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD 2010) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria dos Grafos, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, Matemática Discreta e Combinatória, Grafos Pfaffianos, Grafos Cobertos por Emparelhamentos, e Criptografia. Também se interessa em participar e treinar times para participarem de competições de programação, tendo ganhado o primeiro lugar na Maratona de Programação Brasileira em 2004 como competidor, e obtido o segundo lugar em 2003. Trabalhou por dois anos (2010 - 2012) na empresa Google, tendo submetido uma aplicação de patente durante esse período, patente esta que foi concedida em 2015. De 2012 a 2014 lecionou disciplinas da área de computação, treinou alunos para a Maratona de Programação e OBI e orientou alunos nas instituições Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) e Facit (Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros), onde orientou iniciações científicas com bolsas da Fapemig, e orientou trabalhos de conclusão de curso. Obteve bolsas como coordenador de projetos para treinamento de alunos para a competições de programação em ambas as instituições citadas (15 bolsas no total). Em 2013, enviou como coordenador à Capes proposta de criação de um Mestrado Profissional (stricto sensu) em Modelagem Computacional e Sistemas na Unimontes. Esta proposta recebeu conceito 3 da Capes (recomendado) em dezembro de 2013, e a previsão do início do ingresso dos alunos no curso é para agosto de 2014. Atualmente é Professor no IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Alexandre Dantas Dias

Coordenador do Curso Superior em Engenharia de Telecomunicações da Faculdade de Ciência e Tecnologia - FACIT

Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência Superior da Física, Graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros eTécnico em Telecomunicações. Atualmente é professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT); Engenheiro Responsável da Dantas Engenharia Ltda.. Tem experiência em pesquisa na área de Engenharia Elétrica, com atuação em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Antenas e Propagação, Sistemas de Energia Elétrica, Grupos Motores Geradores, Power Line Communication, Eletromagnetismo, Rádio Frequência, Fibras Ópticas, Sistemas de Telefonia Fixa Comutada e Móvel e Projetos de Legalização de Estações de Telecomunicações.

Allysson Steve Mota Lacerda

Coordenador do Curso Superior em Engenharia de Sistemas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

É bacharel em Sistemas de Informação, com mestrado e doutorado em andamento em Engenharia Elétrica. É co-fundador da Aptans e professor da Unimontes, onde atua também como coordenador de Engenharia de Sistemas. Participa do Minas UP e do IT Beer, iniciativas de fomento à inovação no norte de Minas Gerais.

Christine Martins de Matos

Ex-Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Computação de Montes Claros - FACOMP

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), especialização em Tecnologias da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (MG) - FEAD . Atualmente é lotada na Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Projeto de Sistemas, Gestão da Informação e Tecnologias na Educação.

Maurílio José Inácio

Coordenador do Curso Superior em Engenharia de Computação da Faculdade de Ciência e Tecnologia - FACIT

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Diagnóstico de Falhas baseado em Sistema Inteligente Evolutivo), mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma universidade (Detecção e Classificação de Faltas em Linhas de Transmissão utilizando Transformada Wavelet e Rede Lógica Neurofuzzy com Aprendizado Participativo - 2010), graduação em Engenharia de Computação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros - FACIT (Controlador de Robô baseado em Hardware Evolutivo - 2007) e curso técnico em Eletrônica pela Escola Técnica (1989), ambas unidades da Fundação Educacional Montes Claros - FEMC. Atua como professor e coordenador do curso de Engenharia de Computação da FACIT, e como professor nos cursos Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Telecomunicações. É também professor do Departamento de Ciências da Computação - DCC, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET, da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Sistemas e membro do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas. Possui experiência nas áreas de Elétrica, Eletrônica e Computação, com ênfase em circuitos elétricos e eletrônicos, sistemas digitais, lógica programável, microprocessadores e microcontroladores, sistemas embarcados, arquitetura e organização de computadores, programação em assembly, C/C++, VHDL e inteligência computacional.

Rafael Antônio Gonçalves Lima

Coordenador do Curso Superior em Sistemas de Informação das Faculdades Santo Agostinho - FASA

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Tem experiência na área de Redes de Computadores, Inteligência Computacional e Desenvolvimento WEB. Possui certificações tais como MCP (Microsoft Certified Professional), STS (Symantec Technical Specialist) e AFCP (Aker Firewall Certified Professional). Atualmente é Coordenador do Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Santo Agostinho e Coordenador de Serviços da empresa Net Tec Networks que atua na área de Redes e Conectividade.

Fim do conteúdo da página