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PIBID – IFNMG

Publicado em Quinta, 22 de Dezembro de 2011, 11h40 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 10h56

 

pibid

O IFNMG, com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Diretoria de Educação Básica Presencial (CAPES/DEB), desenvolve o Programa Institucional de Iniciação à Docência do IFNMG com dois projetos aprovados: “Avante Januária” e “Licenciatura em Ação”. Os cursos contemplados no referido Programa são as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Matemática no Campus Januária e Biologia, Física, Matemática e Química no Campus Salinas.


O PIBID visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Federais de Educação Superior, incentivando a formação de professores em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública e contribuir para a elevação da qualidade do ensino ministrado nessas instituições.


O PIBID, promovido pelo CAPES/DEB, vem atender ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nacional para 6, até 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil, em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde o IDEB está abaixo da média nacional, que é de 3,8.


No IFNMG, o programa visa atender aos seguintes objetivos gerais:

I. Aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura no sentido de melhorar a formação;

II. Analisar a prática a fim de conhecer os desafios da profissão e a partir disso, ressignificar a carreira do professor, fomentando a construção do conhecimento na formação de professores; através da valorização do espaço da escola pública, o desenvolvimento de estratégias metodológicas diversificadas voltadas para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;

III. Consolidar a formação na licenciatura articulando teoria e prática;

IV. Promover a diminuição da evasão dos cursos de licenciatura;

V. Propiciar o aumento na procura dos cursos de licenciatura;

VI. Proporcionar maior diálogo entre o Instituto Federal e as escolas públicas, aproximando assim, as relações institucionais, na perspectiva de incentivar a formação de professores para o ensino básico público;

VII. Promover uma articulação sólida entre o IFNMG e a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, objetivando o estabelecimento de projetos de cooperação entre os atores envolvidos no projeto, fomentando uma sólida formação docente inicial, na perspectiva da melhoria no ensino da região;

VIII. Fomentar a melhoria no desempenho dos alunos das escolas envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvendo estratégias de articulação entre as diferentes áreas pelo enfrentamento de situações-problema contextualizadas, fundamentadas nos direitos humanos e na diversidade sociocultural;

IX. Contribuir com a formação continuada dos professores das escolas envolvidas no projeto, enfatizando questões da aprendizagem das ciências em uma perspectiva contemporânea e integrada ao contexto das escolas parceiras, que subsidiem pesquisas acadêmicas na área de Educação;

X. Promover experiências pedagógicas inovadoras, em uma perspectiva interdisciplinar, como meio para compreender as Ciências, como construções humanas e a sua relação com a vida social e produtiva.

 

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