Portal IFNMG - Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2013, 09h24 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 08h18

Logo Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras anunciou, no dia 15/08/2014, as novas chamadas para graduação-sanduíche. Ao todo são 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa criado pelo governo federal que oferece bolsas de estudo no exterior em larga escala. O CsF busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Acesse aqui as informações sobre as chamadas.

Como os estudantes serão selecionados?

Os estudantes serão selecionados por meio de chamadas públicas divulgadas pela Capes e pelo CNPq. Instituições de ensino superior brasileiras poderão submeter seus alunos de melhor desempenho acadêmico e que, ao mesmo tempo, preencham os requisitos para cada tipo de bolsa. Os candidatos também terão que comprovar o conhecimento exigido nos idiomas inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano, de acordo com o país onde irão estudar.

O que o Programa Ciência sem Fronteiras proporcionará aos estudantes?

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

A interlocução com o programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao formulário de inscrições, deverá ser realizada via protocolo Fale Conosco.

Quem pode candidatar-se?

O Programa Ciência sem Fronteiras foi criado com apoio da iniciativa privada, com foco no desenvolvimento tecnológico, competitividade e inovação. Por isso, o programa possui temas e áreas de interesses específicos. As áreas de abrangências do CsF podem ser encontradas no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

No IFNMG, os cursos que se enquadram no Programa são:

• Agronomia – Câmpus Januária
• Ciência da Computação – Câmpus Montes Claros
• Engenharia Agrícola e Ambiental – Câmpus Januária
• Engenharia de Alimentos – Câmpus Salinas
• Engenharia Florestal – Câmpus Salinas
• Engenharia Química – Câmpus Montes Claros
• Licenciatura em Biologia – Câmpus Januária e Salinas
• Licenciatura em Física – Câmpus Januária e Salinas
• Licenciatura em Matemática – Câmpus Januária e Salinas
• Licenciatura em Química – Câmpus Salinas
• Medicina Veterinária – Câmpus Salinas
• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) – Câmpus Almenara e Januária
• Tecnologia em Produção de Grãos – Câmpus Arinos

OBS: Alunos matriculados no primeiro período não podem concorrer às bolsas do CsF.

 Quais são os requisitos para a inscrição de estudantes do IFNMG no CsF?

Os alunos devem estar regularmente matriculados no IFNMG, com coeficiente de rendimento acadêmico médio acumulado acima de 60%, e ter entre 20% e 90% dos créditos do curso cumpridos até a data prevista para início das atividades na instituição anfitriã.

A Capes exige, ainda, que o candidato possua nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009.

Além disso, o candidato não deve possuir processo disciplinar instaurado e ainda em aberto no IFNMG.

Acesse as chamadas: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes  

Quanto ao idioma, é necessária a proficiência?

A exigência da proficiência será de acordo com o que é solicitado no edital em que o estudante concorrerá. O governo federal, observando a deficiência da maioria dos estudantes quanto ao idioma, criou o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês. Uma das iniciativas foi a disponibilização de dois milhões de senhas para o curso My English On Line. O aluno matriculado no IFNMG pode acessar e inscrever-se no site http://www.myenglishonline.com.br .

Outra iniciativa do IsF é a aplicação gratuita dos testes de nivelamento, Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program (TOEFL-ITP), aos estudantes com inscrições homologadas nas chamadas do Ciência Sem Fronteiras (CsF). O IFNMG é um dos centros aplicadores do TOEFL-ITP.

Inscrições para realização gratuita do teste de proficiência TOEFL – ITP a partir de 18/08/2014.
Local para inscrições: http://isfaluno.mec.gov.br/
Dia e local do teste: 06/09/2014 em Montes Claros (MG)
Total de vagas: 50 vagas.

Alguns editais que aceitam o TOEFL-ITP permitem que o aluno selecionado no CsF e que realizou o teste possa ter uma bolsa de inglês no exterior antes de iniciar as atividades em sua instituição anfitriã, podendo ser de até seis meses de estudo de Inglês.

Os países que aceitam o teste de proficiência gratuito são: China, Japão, EUA, Hungria, Polônia, Bélgica, Noruega e Suécia.

Para saber mais sobre o exame TOEFL-ITP, acesse http://toeflitp.com.br .

Para saber mais sobre o Programa Inglês sem Fronteiras, acesse http://isf.mec.gov.br .

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página