Portal IFNMG - Biblioteca Saul Martins amplia acervo para atender a demanda educacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 14h24 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h10

biblioteca.jpg

 

Tendo em vista a demanda recorrente, com a chegada de novos cursos na instituição, a Biblioteca Saul Martins somou esforços na ampliação do seu acervo, tendo como grande aliado o setor de licitação do campus, que na pessoa do seu coordenador, Alisson Farias, não mediu esforços para a aquisição de vários livros, revistas e periódicos, em busca de um atendimento eficiente aos estudantes, tanto nas modalidades de ensino médio, superior e cursos de pós-graduação lato sensu.

De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Maria Filomena, o campus atualmente se orgulha em ter um amplo acervo de destaque na região Norte Mineira, ainda segundo a Coordenadora, todas as aquisições foram feitas, atendendo às solicitações de cada curso, encaminhadas pelos docentes.

Além de diversos livros, nas mais variadas áreas do conhecimento, os estudantes e comunidade podem usufruir de uma variedade de acervo literário que contempla clássicos, tanto da literatura brasileira como também da literatura estrangeira.

A Coordenadora informa, ainda, que na última aquisição, o Campus Januária procurou contemplar também, não somente, o curso de pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, recém-inaugurado e já em andamento, com basicamente todo acervo bibliográfico, referente a essa pós, como também, buscou atender ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas-  NEABI, por meio de vários autores africanos. Ela ressalta que nessa área do conhecimento, buscando valorizar a cultura afrodescendente , a Biblioteca do Campus Januária dispõe da coleção História Geral da África, uma realização da UNESCO no Brasil, com a Secretaria da Educação e Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra toda soma 14 volumes, os quais possibilitam ao leitor uma ampla visão sobre os assuntos contidos na íntegra da coleção. A síntese desse material, em seus dois volumes, apresenta eixos e fundamentos que proporcionam o conhecimento sobre a riqueza das contribuições dos povos africanos para a humanidade, bem como sua influência na formação social, política e econômica do Brasil.

Além do material já existente e disponível no nosso acervo, você também poderá conferir nos links abaixo, todo material adquirido recentemente, que contempla diversas áreas. 

Planilha 01

Planilha 02

Planilha 03

Planilha 04

Planilha 05

 acervo atual.jpg

Da aquisição de periódicos em diversos gêneros

Importante ressaltar, ainda segundo a Coordenação Geral da Biblioteca, que além do acervo editorial, o Campus Januária conta a partir de 1º de dezembro de 2018, com um grande fluxo de periódicos, buscando manter uma fonte de informação atualizada, pela dinamicidade destes veículos, uma vez que os mesmos acompanham as evoluções nas suas respectivas áreas de Informação diária, semanal, bimestral e trimestral, à medida que são disponibilizados.

A Coordenação informa ainda que o levantamento de periódicos para aquisição foi elaborado após avaliação dos Projetos de Cursos vigentes e conjuntamente com indicações do corpo docente, abrangendo às suas respectivas áreas de atuação. Para essa aquisição, foi considerada a demanda da comunidade acadêmica, que também informou sua necessidade de periódicos que contêm atualidades e notícias dos diversos temas que influenciam a sociedade contemporânea.

Outra novidade é que nesta contratação, estará disponível o Acesso online dos periódicos que será muito útil ao IFNMG Campus Januária, a fim de garantir que a informação técnica ou jornalística verídica e de qualidade chegue com mais agilidade aos alunos e servidores.

Informamos ainda, que os setores contemplados com a assinatura online serão: Biblioteca, acesso geral para alunos e servidores; Setores pedagógicos, tanto do médio quanto do superior, onde os professores terão acesso e poderão fazer suas pesquisas; Comunicação Social; Gabinete; DAP; Compras, Contratos e Convênios; Orçamento e Finanças; Administração e Infraestrutura; Gestão de Pessoas e Assessoria Pedagógica.

Segundo o MEC a existência de periódicos em uma biblioteca implica em uma fonte de informação atualizada, tornando-se veículos de suporte e construção do conhecimento. Desse modo, a aquisição dos periódicos serve de suporte técnico e pedagógico para os futuros profissionais em formação no IFNMG- Campus Januária, de modo a atingir os objetivos propostos nos projetos pedagógicos dos cursos a serem beneficiados.

Resumidamente, O IFNMG Campus Januária optou pela aquisição de 4 jornais de grande circulação nacional, sendo dois do Estado de Minas Gerais. Os jornais escolhidos em Minas são concorrentes entre si, oferecendo visões diversificadas sobre um mesmo assunto. A instituição optou-se também pela assinatura de pelo menos um jornal das grandes metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, por considerar importante a comunidade acadêmica ter uma visão das notícias vindo destes grandes pólos, além de aquisição de diversas revistas, com diversos pontos de vista e pontos de atuação. Abaixo, encontra-se a relação dos periódicos adquiridos pelo IFNMG - Campus Januária.

Em nota, O Campus Januária informa ainda, que por ser uma biblioteca comunitária, o público externo terá acesso a todo o acervo disponível, tanto físico quanto online, que são os periódicos, porém, este terá que se deslocar até a biblioteca para realizar  suas consultas, uma vez que não poderá ter empréstimo domiciliar, por não possuir vínculo com o Instituto.

Confira aqui a especificação dos periódicos 

 acervoatual.jpg

Da Especificação dos periódicos

Dentre os periódicos disponíveis na biblioteca temos:

Jornal Estado de Minas - O Estado de Minas é um Jornal de grande fluxo de informações diárias e possui cadernos fixos: Política, Opinião, Nacional, Internacional, Economia, Gerais, EM Cultura e Economia.

Jornal O Tempo: O Tempo é um jornal diário de Minas Gerais, sediado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Concorre diretamente com o Estado de Minas.

Jornal O Globo: O Globo é um jornal brasileiro diário de notícias e faz parte integrante do Grupo Globo.

Jornal Folha de São Paulo: a Folha é o centro de uma série de atividades na esfera da indústria das comunicações, abrangendo jornais, banco de dados, instituto de pesquisas de opinião e de mercado, agência de notícias, serviço de informação e entretenimento em tempo real, gráfica de revistas e empresa transportadora.

Das Revistas:

O IFNMG Campus Januária optou também pela aquisição de 08 revistas de atualidades e 6 revistas técnicas. As revistas de atualidades irão contribuir para que a comunidade acadêmica se mantenha atualizada sobre os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo. Enquanto que as revistas técnicas manterão os alunos informados sobre as novidades em suas futuras áreas de atuação profissional.

Revista Veja: com periodicidade semanal, a Revista Veja faz parte do Grupo Abril e está voltada para a reportagem e o jornalismo investigativo, tendo um estilo semelhante ao da revista norte-americana Times.

Revista Isto É: “A ISTO” é uma revista semanal brasileira de informações gerais, ISTO É pratica um jornalismo crítico, plural, democrático e compromissado apenas com o Leitor, de forma a investir todo seu esforço investigativo para levá-los a verdade dos fatos, através da informação precisa e independente.

Revista Época: Época é uma revista semanal publicada no Brasil, pela Editora Globo e tem como objetivo principal, oferecer jornalismo de alta qualidade, trazendo grandes reportagens com narrativa literária.

Revista Carta Capital: Com periodicidade semanal, de informações gerais, publicada pela Editora Confiança, a revista Carta Capital é marcada por uma linha editorial assumidamente de um exemplo de exercício ao ativismo jornalístico, uma modalidade de jornalismo que, intencionalmente e de forma transparente, adota um determinado ponto de vista, geralmente com algum objetivo social ou político.

Revista Exame: Com periodicidade quinzenal, a revista exame, tem como missão levar à comunidade de negócios informação e análises aprofundadas sobre temas como estratégia, marketing, gestão, consumo, finanças, recursos humanos e tecnologia. Esta revista atenderá, diretamente, aos cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Engenharia Civil.

Revista Ciência Hoje: A revista Ciência Hoje é publicada pelo Instituto Ciência Hoje (ICH), com periodicidade mensal. “O grande diferencial do ICH é a relação estreita com a comunidade científica, que valida o conteúdo de todas as suas publicações”.

Revista Higiene Alimentar: A Revista Higiene Alimentar é uma publicação técnico-científica que trata dos temas atuais relacionados à vasta área da ciência dos alimentos.  Esta revista atenderá aos cursos de Educação Profissional integrados ao Ensino Médio, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Técnico em Enfermagem.

Revista Superinteressante: É uma revista brasileira de curiosidades culturais e científicas. O leitor da Super se define como jovens de todas as idades. Gente com sede de conhecimento e de novas informações, interessada em aprender sempre, em colocar à prova suas próprias convicções de tempos em tempos. Gente inteligente, criativa, amiga das luzes e das diferenças, que adora vender e comprar idéias de primeira linha e que, por tudo isso, detesta dogmas, obscurantismo, totalitarismo ideológico, aridez mental.

Revista Cult: “A revista Cult é uma publicação brasileira de circulação nacional. Voltada à abordagem de temas ligados às artes, à literatura, filosofia e ciências humanas.. Seu conteúdo é produzido por jornalistas e acadêmicos. Através do Espaço Revista Cult, promove palestras, cursos, seminários e oficinas.

Revista Saúde: A filosofia editorial da revista Vida e Saúde se destaca sob alguns aspectos, mas especialmente porque os pilares de sua abordagem sobre a prevenção que leva à longevidade saudável são temas que ganharam notoriedade muitas décadas depois de ela já vir anunciando determinados requisitos para se obter a boa saúde. 

Ensinando a prevenir doenças por meio dos oito remédios naturais: alimentação vegetariana, exercício físico, água, ar puro, luz solar, abstinência de coisas nocivas (ódio, gula, fumo, bebidas alcoólicas e outras drogas), repouso e confiança no poder divino, popularizar o estilo de vida saudável, divulgar a filosofia bíblica da saúde, que valoriza o corpo do homem e da mulher como um verdadeiro tesouro, presente de Deus, alertar a sociedade quanto aos riscos da destruição do Planeta, e promover atitudes que protejam as pessoas, os animais, os rios, as fontes de água, o ar, as florestas. 

Revista Food Science and Technology:

O periódico tem o objetivo de divulgar artigos e comunicações científicas na área de alimentos. Uma revista para cientistas de alimentos, engenheiros e tecnólogos. A revista apresenta análises e artigos originais e técnicos sobre pesquisa básica e aplicada de alimentos. O principal objetivo deste periódico é a disseminação de informações relativas aos resultados atuais da pesquisa, novas teorias e tecnologias e atividades profissionais através de fronteiras geográficas e acadêmicas. Cobertura varia de química, biotecnologia, nutrição, propriedades físicas e físico-químicas, processamento, culinária, operações unitárias, análise, medições e controle, segurança e saúde para marketing e aspectos ambientais relacionados à alimentação. A revista recebe contribuições de cientistas, engenheiros e tecnólogos em todo o mundo.

Revista Locaweb: A revista LOCAWEB traz as mais recentes tecnologias na área de desenvolvimento web, novidades em termos de apps de sucesso, as estratégias usadas pelos seus desenvolvedores e também dicas para quem quer empreender nessa área. É, portanto, um material muito relevante para o nosso Campus e atenderá não apenas os discentes dos cursos de Informática (tanto os de cursos superiores quanto os de nível médio), mas também os docentes que podem se atualizar e utilizar o conteúdo das revistas como suporte às suas aulas.

Revista do Professor de Matemática:  Os artigos publicados nesta revista vão desde uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.Esta revista atenderá aos cursos de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, e em menor escala Bacharelado em Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, e Técnico em edificações.

Revista Téchne: 

A revista apresenta larga aceitação no universo da construção civil e na divulgação de conteúdos de qualidade sobre novidades tecnológicas em materiais e processos, artigos científicos de pesquisadores da área, entrevistas com professores e empreendedores, obras que apresentaram algum diferencial em seu projeto ou construção, anúncio de eventos, etc. Outro ponto positivo desse periódico é a abrangência dos conteúdos. Eles trazem novidades em todas as subáreas da engenharia civil, como estruturas e fundações, obras de diferentes tipos e tamanhos, segmento imobiliário e mercado, normas técnicas e conteúdos acadêmicos, conseguindo assim atender inúmeros perfis de profissionais e estudantes.

Fim do conteúdo da página