Portal IFNMG - Docentes e discentes do Curso Bacharelado em Agronomia publicam trabalhos em periódicos científicos de renome nacional e internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 08h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 08h56

O curso Bacharelado em Agronomia inicia o ano de 2020 com importantes conquistas na área da pesquisa e inovação. Foram publicados três trabalhos científicos de interesse para a área, sendo dois deles desenvolvidos no Campus Januária.

O artigo cientifico, Selectivity of registered pesticides for the corn crop on immature stages of Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae) (Seletividade de pesticidas registrados para a cultura do milho sobre estágios imaturos de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae), foi publicado na revista cientifica Ciência e Agrotecnologia (Qualis A2: Ciencias Agrárias I: JCR 2018 – 1.098). O trabalho foi desenvolvido pela aluna, hoje egressa do IFNMG - Campus Januária, Tatiele Pereira dos Santos, sob a orientação do Professor Doutor Claubert Wagner Guimarães de Menezes e co-orientação da Professora Doutora Eliane Souza Gomes Brito e o Técnico de Laboratório Mestre Carlos Henrique Batista. O artigo disponibiliza informações sobre o uso de agroquímicos (herbicidas e inseticida), como uma opção segura para o controle de plantas daninhas com baixa toxicidade à vespinha Trichogramma, importante para o manejo integrado de pragas na cultura do milho.

SURTO POTÓ

O trabalho, Sudden and simultaneous population outbreak of Neoaulacoryssus speciosus in an urban area of 12 municipalities in the Caatinga biome (Surto súbito e simultâneo de população do Neoaulacoryssus speciosus em uma área urbana de 12 municípios do bioma Caatinga), será publicado na revista científica Anais da Academia Brasileira de Ciências (Qualis A2: Ciencias Agrárias I: JCR 2018 – 0.956). O trabalho foi desenvolvido pelo Professor Claubert e contou com a participação da aluna Danielle Mota Carvalho, egressa do IFNMG - Campus Januária, e da Professora Eliane. O artigo relata a ocorrência do besouro conhecido popularmente como “potó”, em municípios do Norte de Minas Gerais, no ano de 2018. Além disso, foi revisto a classificação da nomenclatura cientifica, e foi descrito partes de alguns órgãos do inseto.

Em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Professor Claubert publicou o trabalho Biocontrol potential of methyl chavicol for managing Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae), an important corn pest (Potencial de biocontrole do metil chavicol no manejo de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidade), uma importante praga do milho). A publicação foi na Revista Internacional Environmental Science and Pollution Research (Qualis A2: Ciências Agrárias I: JCR 2018 – 2.800), e relatou a atividade de um composto orgânico natural, como um potencial modelo de molécula inseticida contra a lagarta do cartucho do milho.

Os artigos científicos contaram com a participação (co-autoria), de pesquisadores de outras instituições nacional e internacional, entre eles: Professor Doutor José Cola Zanuncio: Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutor Wagner de Souza Tavares: Empresa Internacional, Asia Pacific Resources International Holdings Ltd. (APRIL); Professor Doutor Sady Júnior Martins da Costa de Menezes: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Professora Doutora Conceição Aparecida dos Santos: Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além de pesquisadores da UFLA. O atual Diretor do Ensino Superior do Campus Januária, Professor Claubert, destaca a importância da publicação dos trabalhos gerados no IFNMG, uma vez que, os resultados geram subsídios para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, estimula a inovação científica, contribui para a difusão de tecnologias e evidencia o IFNMG - Campus Januária como um pólo de referencia na Educação Tecnológica.

PROF CLAUBERT

O Professor Claubert ainda enfatiza: “É tudo uma coisa só: ao desenvolvermos nossas pesquisas e disponibilizarmos essas tecnologias ao público, contribuímos com a difusão de informações originais adaptadas à nossa realidade, que é a do Norte de Minas Gerais. Devemos entender que a pesquisa, o ensino e a extensão andam juntos, e por isso, temos que ser responsáveis em fortalecer esse tripé do conhecimento. Outros trabalhos serão publicados no ano de 2020 por nossa equipe composta por servidores docentes e técnicos administrativos, e, sobretudo, por nossos discentes, de forma a contribuir para a excelência do nosso Campus Januária”.

Link para os artigos:
doi: 10.1007/s11356-019-07079-6