Portal IFNMG - Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem Ir direto para menu de acessibilidade.

Homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 08h27 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 16h09

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.”

Florence Nightingale

Dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem, dando início a semana da enfermagem que finaliza no dia 20 de maio, Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Esse ano a comemoração para o Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG - Campus Januária é especial. Comemoramos 20 anos da implantação do curso, na então Escola Agrotécnica Federal de Januária, com aprovação do projeto em abril do ano 2000. Naquele momento, dava-se início a formação de tantos profissionais técnicos de enfermagem qualificados para atuar nos diversos campos da saúde da região.

2020 também foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Ano Internacional dos Profissionais da Enfermagem e Obstetrícia, com o objetivo de reconhecer seu trabalho e defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Esse reconhecimento vem ao encontro de um momento importante na história mundial, no qual enfrentamos a pandemia da Covid-19. No Brasil, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), à frente desta luta, há mais de 2,2 milhões de profissionais de Enfermagem, dando o seu melhor, para colocar fim a essa pandemia em todos os estados brasileiros. Portanto, proteger a enfermagem é proteger a saúde do Brasil e fortalecê-la é um dos passos mais importantes que podemos tomar para tornar realidade a cobertura universal de saúde e melhorar os padrões de saúde em todo o mundo. A Enfermagem precisa ser ouvida e ter suas causas atendidas, em nome da saúde da população.

Neste cenário de luta, ressalta-se ainda que o ano de 2020 é o bicentenário de Florence Nightigale, a precursora da Enfermagem moderna, tendo vivido no período de 1820 a 1910, sendo reconhecidamente pioneira no que se refere ao pensamento filosófico, científico e ético para a enfermagem.

Com tanto a comemorar, mas também com o sentimento de que ainda há muito a ser conquistado para uma enfermagem fortalecida, reconhecida e respeitada pelo seu trabalho, parabenizo todos os profissionais da enfermagem que lutam pelo fortalecimento da profissão e do SUS. De forma especial, parabenizo e agradeço os que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Homenageio ainda o corpo docente do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG- Campus Januária. Todos docentes que aqui passaram e que atualmente estão, enfermeiras e enfermeiros que escolheram o cuidado como profissão e que se dedicam a transmitir o conhecimento científico que demanda a profissão para os nossos futuros colegas e profissionais técnicos de enfermagem!

Ariane Gonçalves de Oliveira Coutinho

Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem IFNMG Campus Januária