Portal IFNMG - Nota de repúdio - MP 979 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Nota de repúdio - MP 979

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 19h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 08h08

O Colégio de Dirigentes e o Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 no âmbito do IFNMG repudiam a edição da MP n° 979, que suspende o processo de consulta à comunidade escolar e autoriza o ministro da Educação a nomear reitores pro tempore, para as universidades e institutos federais, durante a pandemia.

O art. 2º da MP representa um verdadeiro retrocesso, ao postular que “não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 2020”.

Mais uma vez, é atacada a gestão democrática do ensino público dos Institutos e Universidades Federais, um dos princípios consagrados pela Constituição Federal, em seu art. 206, § VI. Esse mesmo fundamento está previsto na lei maior da educação brasileira, a LDB 9.394/96, em seus art. 14 e 15 e no princípio de escolha democrática dos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conforme a Lei de 11.892/2008 e o Decreto 6.986/2009.

A insistência em interferir nas instituições de ensino com o objetivo de desestruturar a educação brasileira é comprovada pela edição de MP, mesmo não sendo essas de matéria urgente. Ressaltamos o art. 62 da CF indica que as MP só devem ser editadas e publicadas quando há relevância e urgência para a votação de algum assunto ou matéria. Isso porque elas têm força de lei e são válidas assim que editadas, devendo ser confirmadas ou rejeitadas pelo Congresso Nacional posteriormente. Seguindo esse raciocínio, não julgamos, como Instituição Federal de Ensino, ser matéria de urgência, para a nação, a alteração da Lei11.892/2008, que cria os Institutos Federais e demais decretos que regulamentam as eleições para reitor e dretores-gerais.

Assim, resta evidenciada a intenção da referida MP em impedir a escolha democrática dos nossos representantes, configurando-se uma intervenção no processo eleitoral do IFNMG, que foi deflagrado na última reunião do Conselho Superior, no dia 02/06/2020, conforme Resolução Consup nº 98/2020.

Certamente, cabe a nós, neste momento, organizar ações que garantam a escolha democrática de reitor e de diretor-geral de campus. Para isso, é fundamental que toda a comunidade (estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e sociedade) compreenda as perdas institucionais que essa situação pode ocasionar, já percebidas em outras instituições federais que passam por processo de intervenção.

Juntos, continuaremos sendo vanguarda da democracia, no âmbito do IFNMG e de toda a educação pública do país. Estejamos, pois, na luta, junto com o Conif, por meio de ações, como a articulação política com o Congresso Nacional, de ações judiciais perante o Supremo Tribunal Federal e de mobilizações promovidas pelas instituições e movimentos sociais em defesa da Educação.

 

José Ricardo Martins da Silva

Reitor

André Luis Rabelo Cardoso

Diretor Executivo

Alisson Magalhães Castro

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Ana Alves Neta

Diretora de Assuntos Estudantis e Comunitários

Antônio Carlos Soares Martins

Diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância

Aécio Oliveira de Miranda

Diretor-geral do Campus Araçuaí

Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão

Diretor-geral do Campus Januária

Edmilson Tadeu Cassani

Pró-reitor de Administração

Elias Rodrigues de Oliveira Filho

Diretor-geral do Campus Arinos

Fernando Barreto Rodrigues

Diretor do Campus Avançado Janaúba

Joaquina Aparecida Nobre da Silva

Diretora-geral do Campus Pirapora

Joan Brálio Mendes Pereira Lima

Diretor-geral do Campus Almenara

Júnio Jáber

Diretor-geral do Campus Diamantina

Maria Araci Magalhães

Pró-reitora de Extensão

Pedro Paulo Pereira Brito

Diretor do Campus Avançado Porteirinha

Rafael Farias Gonçalves

Diretor de Gestão de Pessoas

Renato Afonso Cota Silva

Diretor-geral do Campus Montes Claros

Renildo Ismael Félix da Costa

Diretor-geral do Campus Teófilo Otoni

Ricardo Magalhães Dias Cardozo

Pró-reitor de Ensino

Rogério Mendes Murta

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Wagner Patrício de Sousa Júnior

Diretor-geral do Campus Salinas

Hednan Oliveira do Bomfim

Representante discente

Laysla Morais Martins da Silva

Representante discente

Fernando Rodrigues Queiroz

Representante do Conselho Superior do IFNMG

Joaquim Neto de Sousa Santos

Representante do Conselho Superior do IFNMG

Thainara Fonseca Neves

Representante do Conselho Superior do IFNMG

Fim do conteúdo da página