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Comitê de Crise do IFNMG-Campus Januária traz esclarecimentos para a comunidade

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 00h31 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 11h44

O Comitê de Enfrentamento à Crise de Saúde, provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), no âmbito do IFNMG - Campus Januária (Portaria DG nº 159/2020), vem a público manifestar que:

Foi designada comissão multirrepresentativa dos setores de ensino do Campus (Portarias DG nº 163, de 15 de maio de 2020; DG nº 166, de 22 de maio de 2020; DG nº 175, de 09 de junho de 2020), com participação de docentes, técnico-administrativos e representação discente, para dar início ao planejamento estratégico e construção de documento normativo que irá  propor o funcionamento das atividades didático-pedagógicas, no âmbito do IFNMG - Campus Januária, de forma segura e inclusiva, no retorno das atividades letivas, em virtude dos efeitos e consequências, causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Essa comissão vem trabalhando, alinhada à legislação vigente, aos resultados das pesquisas realizadas com a comunidade escolar sobre recursos tecnológicos e expectativas cotidianas, durante o período de distanciamento, ocasionado pela pandemia, e às diversas comissões de âmbito Institucional (reitoria e Campus). Estas têm discutido o retorno das atividades do IFNMG e suas implicações, nos aspectos administrativos, de estruturamento físico e também pedagógico para superar os possíveis desafios diários que se apresentarão para o retorno das atividades letivas. 

Diante de um cenário de crise que sempre se apresentou incerto, a Comissão de Plano de Contingência no Âmbito do Ensino considerou necessário a construção de uma proposta de plano que contemple três momentos distintos: ensino remoto, ensino híbrido (presencial e remoto), sendo o ensino presencial prioritário para realização de aulas práticas, consideradas indispensáveis, e o retorno totalmente presencial, quando houver autorização dos órgãos de saúde pública e atendidos todos os protocolos de segurança previstos.  

A oferta de ensino remoto, mediado por tecnologias, a princípio, apresenta-se como uma solução rápida e prática para continuidade dos estudos regulares e, realmente, seria, se não houvesse a preocupação com questões como capacitação de servidores e alunos, criação e adequação de materiais pedagógicos, qualidade da oferta e, o mais importante, a inclusão dos estudantes para esta metodologia de ensino. Neste sentido, foi necessário identificar e quantificar os gargalos para a oferta dessa maneira. 

O IFNMG realizou uma ampla pesquisa junto aos discentes dos seus 11 Campi, para identificar as condições de acesso à recursos tecnológicos por parte de seus estudantes, como acesso a equipamentos computacionais e disponibilidade e qualidade do acesso à Internet

Nesta consulta, o Campus Januária obteve um índice de resposta de 64,2% do total de estudantes, regularmente matriculados (2.233). A falta de equipamentos e/ou conectividade, inclusive, pode ter sido uma das razões pelas quais, mais de um terço dos estudantes não conseguiu responder à pesquisa.

Destacam-se entre as informações obtidas na pesquisa, os seguintes dados relacionados ao campus Januária: 53,06% afirmaram possuir acesso limitado, pouco ou nenhum acesso (percentuais auferidos até a segunda casa decimal) e 27,75% informaram não possuir computador ou notebook em suas casas. Essas informações demonstram alguns dos desafios a serem enfrentados para o retorno das aulas em um modelo equânime e de qualidade. Nesse contexto,esses dados subsidiaram o trabalho de construção do documento normativo para o retorno das atividades, de forma segura e inclusiva realizado pela Comissão de Plano de Contingência no Âmbito do Ensino.

O IFNMG, após análise dos resultados desta pesquisa, construiu um projeto destinado ao Ministério da Educação - MEC, com a proposta de aquisição de tablets, visando atender a parcela de alunos do Instituto Federal Norte de Minas que não possuem esse tipo de equipamento. Também está em análise um auxílio de ordem emergencial, para custeio de acesso à Internet aos estudantes carentes. 

Além da pesquisa junto aos discentes, o IFNMG também está realizando uma pesquisa junto aos servidores - docentes e técnico-administrativos em educação, ligados ao ensino - com o objetivo de levantar os atributos educacionais, bem como as expectativas cotidianas, durante o período de distanciamento, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar que, neste período de pandemia, várias ações estão sendo planejadas e realizadas no Campus,simultaneamente, como:

  • Planejamentos didático-pedagógicos para a retomada do calendário escolar. Os documentos estão sendo gerados com profunda atenção às questões de saúde pública, inclusão e acesso ao ensino, permanência e êxito dos nossos discentes, apoio pedagógico aos servidores do IFNMG e comunicação regular com a comunidade externa. 
  • Capacitação dos servidores e estudantes para o uso de tecnologias virtuais.
  • Comunicação regular das atividades de ensino à comunidade interna e externa ao Campus, durante o período de suspensão das atividades letivas.
  • Continuidade de demandas específicas dos discentes, por meio de requerimentos e processos administrativos, durante o período de suspensão das atividades letivas (ex: Colação de grau especial). 
  • Oferta de 600 vagas distribuídas em 12 cursos, de Formação Inicial e Continuada, na modalidade a distância.
  • Todas as atividades da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação estão em andamento de forma remota, permitindo o início e continuidade de projetos de pesquisa, entrega de relatórios e atendimento ao público. 
  • Foram conduzidos dois editais de seleção de bolsistas de iniciação científica, distribuindo um total de cinco bolsas para estudantes de cursos técnicos e 26 bolsas para estudantes de cursos de graduação.
  • Foram implementados 40 projetos de iniciação científica, os quais estão sendo conduzidos de acordo com as possibilidades do momento, em atendimento às questões de segurança à saúde de servidores e estudantes envolvidos, conforme recomendado na Portaria Reitor nº 100 de 17 de março de 2020.
  • Atendimento às demandas de pesquisadores e estudantes de iniciação científica, com o recebimento de atestados e relatórios de pesquisa e emissão de declarações e certificados.
  • Auxílio aos pesquisadores quanto ao requerimento de patentes/registro de softwares.
  • Planejamento e elaboração de documentos específicos, para normatização dos espaços e uso dos laboratórios de pesquisa.
  • Levantamento da necessidade de manutenção e adequações nos ambientes dos laboratórios de pesquisa.
  • Organização e realização de processo de compra de materiais de consumo e permanente, para manutenção das atividades de pesquisa para 2020/2021.
  • Construção do projeto de pós-graduação Lato sensu em Ciências Agrárias, o qual está em vias de ser encaminhado para a PROPPI e CEPE.
  • Atendimento às demandas de secretaria da pós-graduação, com emissão de históricos, declarações e certificados.
  • Articulação e atendimento às demandas dos servidores, candidatos aos editais do  Programa de  Bolsas para Qualificação de servidores.
  • Treinamento e capacitação de servidores, vinculados à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação quanto, ao uso de funcionalidades no Sistema eletrônico de Informações.
  • Capacitação de servidor técnico em laboratório, para a gestão de reagentes laboratoriais, controlados pela Polícia Federal e Exército Brasileiro.
  • Realização de dezoito (18) projetos de extensão comunitária,  com custeio de bolsas para discentes que  estão desenvolvendo atividades remotas e outros 6 projetos com previsão de início para agosto,   pois previam atividades  presenciais.   
  • 2 projetos de extensão com temáticas específicas, na prevenção direta  da Covid 19.  
  • Realização de  seis (6) projetos de extensão comunitária, sem fomento e com atividades adaptadas para a atuação remota.
  • Conclusão dos estágios já iniciados, antes da suspensão do calendário letivo.
  • Articulação  e formalização de contratos e convênios com empresas, entidades e instituições 
  • Aquisição de EPIs para serem usados pelos profissionais, no atendimento aos alunos;
  • Adequação dos espaços do prédio da Assistência ao Educando, especialmente do refeitório;

A  previsão é que o retorno das atividades letivas no Campus Januária ocorra no segundo semestre de 2020, inicialmente, de maneira remota. Salientamos que o Campus está ciente das manifestações de retorno, mas se preocupa com a real situação dos seus estudantes e não mede esforços para promover um ensino digno, atencioso, inclusivo e de qualidade, de forma a garantir a permanência e o êxito dos seus discentes, do ingresso à conclusão, possibilitando que seus alunos se tornem profissionais competentes e cidadãos comprometidos. Essa responsabilidade do IFNMG - Campus Januária se torna ainda mais necessária, nesse momento de emergência em saúde pública, pelo qual passam todos os setores da Educação em nosso país.

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