Portal IFNMG - Professores da área de Matemática do IFNMG-Campus Januária publicam artigo em revista nacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores da área de Matemática do IFNMG-Campus Januária publicam artigo em revista nacional

Publicado: Sábado, 26 de Setembro de 2020, 00h40 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 15h59

 

Os professores do IFNMG-Campus Januária, Josué Antunes de Macêdo, Romário Santos Madureira, Adriana Martins da Silva Castro, da áreea de Matemárica, publicaram artigo intitulado,  Modelagem matemática aplicada a evapotranspiração de referência para a cidade de Januária (MG), na revista Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática.

Veja o resumo do artigo:

A Modelagem Matemática proporciona modelar situações cotidianas para uma melhor interpretação dos eventos. Contribui, também, com o desenvolvimento acadêmico e busca por soluções a fim de facilitar problemas de áreas distintas. Para melhor aproveitamento dos recursos hidrícos na região do Norte de Minas Gerais, o presente trabalho objetivou-se em determinar a média mensal da evapotranspiração de referência (ET0) pelo método Penman Monteith. O saldo de radiação (R_n) correspondeu a 59; 0% do valor médio da radiação solar global. A variação da evapotranspiração oscilou entre os valores 6,82 mm/dia e 2,57 mm/dia, obtendo o maior coeficiente de determinação com a radiação líquida em que R^2 é igual 0,682. No intervalo entre 3,5 e 5,5 mm/dia concentra-se uma amostra considerável das evapotranspirações de referência ocorrentes em Januária (MG).

Confira a página da revista: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13420

Fim do conteúdo da página