Portal IFNMG - Servidor do Campus Januária publica artigo em periódico A1 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidor do Campus Januária publica artigo em periódico A1

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 16h23 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 14h03

Foto para o site IFNMGO servidor José Aparecido Soares Lopes, Enfermeiro, Mestre em Saúde Pública, teve artigo publicado no periódico American Journal of Hypertension, no dia 05 de fevereiro de 2021. O periódico possui fator de impacto de 2,669 e Qualis Capes A1. O artigo intitulado “Life course socioeconomic position, intergenerational social mobility, and hypertension incidence in ELSA-Brasil” (Posição socioeconômica no curso de vida, mobilidade social intergeracional e incidência de hipertensão no ELSA-Brasil) é fruto do Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho, orientado pelas professoras Drª Sandhi Maria Barreto e Drª Luana Giatti, faz parte do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto do Brasil (ELSA-Brasil), a maior investigação multicêntrica de coorte da América Latina. O ELSA-Brasil é desenvolvido com 15.105 servidores públicos de instituições de ensino superior e pesquisa nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul, e seus objetivos são: investigar associações entre as doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes - e fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais.
Segundo os resultados do artigo, pessoas expostas a baixas condições socioeconômicas em qualquer período da vida (infância, juventude e idade adulta) apresentam um risco aumentado para a incidência de hipertensão arterial, uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. E esse risco também é maior para aquelas pessoas que não melhoram suas condições em relação aos pais e para as que acumulam mais desvantagens ao longo da vida.
O artigo reforça a reflexão sobre uma das principais mazelas do nosso país, as desigualdades socioeconômicas e seu impacto na saúde. Portanto, investimentos em melhoria das condições socioeconômicas e promoção de oportunidades, certamente passando pela educação, são fundamentais para reduzir os danos da hipertensão arterial em um país tão desigual como o Brasil.
O servidor ressalta a importância do afastamento para dedicação integral ao mestrado, possibilitando melhor desenvolvimento do trabalho. E que se sente orgulhoso em levar o nome do IFNMG - Campus Januária a uma publicação tão relevante.

 

Acesse a página do periódico pelo link: https://doi.org/10.1093/ajh/hpab029

Lattes do servidor: http://lattes.cnpq.br/4021307687436100  

Fim do conteúdo da página