Portal IFNMG - Estudantes de ensino médio do Campus Januária reúnem 300 fotos na exposição virtual “Ângulos e Cenas da Cidade” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 08h52 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 08h23

foto maria nataliaPara celebrar os cem anos do modernismo no Brasil, os estudantes das sete turmas de segundo ano do Ensino Médio do IFNMG-Campus Januária produziram uma série de fotos com o tema “Ângulos e Cenas da Cidade”. O resultado do trabalho foi reunido em uma exposição digital com 300 fotografias, que pode ser visitada no site culturajanuaria.ifnmg.edu.br. A proposta da exposição digital é lançar um novo olhar sobre lugares, objetos e cenas que estão presentes no cotidiano dos moradores de Januária, mas que nem sempre são observados.

O professor Tiago Nunes Severino foi o responsável pela curadoria da exposição e pela orientação artística dos estudantes. Ele explica que a exposição fotográfica surgiu a partir de uma ideia de promover junto aos estudantes uma série de trabalhos e discussões a respeito da identidade local e regional. “Dentro da disciplina de Artes, trabalhamos temas como arte e cultura indígena, africana e brasileira. A produção das fotos é parte dessas ações."

A proposta é permitir que os estudantes desenvolvam um olhar mais apurado a respeito da realidade social, econômica, política e estética do lugar onde vivem”, comenta. O professor acrescenta que, no município de Januária, essa proposta é especialmente importante, em função de fatores como a imensa extensão territorial, a presença de diversas comunidades tradicionais e uma história milenar, como indicam as pinturas rupestres dos povos primitivos no Vale do Peruaçu.

No cerne da proposta está, ainda, a celebração dos cem anos da Semana de Arte Moderna no Brasil. Na avaliação de Tiago Severino, “nada mais oportuno do que pensar o lugar onde se vive a partir de uma ótica que redefiniu a arte brasileira no século XX e que buscou produzir algo que valorizasse a cultura brasileira”.

Trabalho de campo

Para o desenvolvimento da exposição fotográfica, os estudantes estudaram princípios básicos de fotografia e enquadramento e tiveram acesso a um banco de imagens em que eles poderiam se inspirar para produzir suas próprias fotografias.

Foram dois meses para produzir as fotos. O professor Tiago explica que os alunos foram orientados a fazer os trabalhos de modo a valorizar uma perspectiva única de lugares e espaços que cotidianamente percorrem. O resultado foram 1.200 fotografias, das quais 300 foram selecionadas para a primeira exposição.

Algumas dessas fotos são de autoria de Maria Natália Sandes, de 16 anos, aluna do técnico em Agropecuária, que se diz amante da fotografia. Acostumada a fotografar o céu, segundo ela, seu motivo preferido, a estudante teve que voltar os olhos um pouco mais para baixo e mirar os casarões e ruas da sua cidade natal. “Durante o trabalho, foi proposto pelo professor Tiago que tirássemos fotos da nossa cidade, de formas diferenciadas, fotografias tiradas através dos nossos ‘olhos’”. Na avaliação da estudante, a proposta do trabalho serviu para conectá-la ainda mais mais com a cultura januarense.

Educomunicação

Em relação à metodologia do trabalho proposta na disciplina de Artes, o professor Tiago conta que outra referência importante para a atividade foi a ideia de Alfabetização Midiática e Informacional, conceito que, como ele explica, no Brasil, foi traduzido como Educomunicação.

A lógica é valer-se de uma prática já muito disseminada entre os jovens estudantes, em nível pessoal, de usar com regularidade a tecnologia e a mídia para produzir fotos, vídeos e áudios para redes sociais. “Em trabalhos como o que desenvolvemos, procuramos usar essa habilidade que eles já têm desenvolvida para aplicar em ações com finalidade cultural e educativa, fazendo os ajustes conceituais e teóricos necessários para o cumprimento da tarefa”, explica Tiago Severino.

Para conferir o resultado desse trabalho, visite a exposição fotográfica digital “Ângulos e Cenas da Cidade”.

(Foto de capa: Giulia Teixeira)