Oficina de programação realizada na Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira
No dia 06/12/2023 foi finalizada a oficina de “Introdução à programação com Scratch” realizada com alunos do 8° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira. Essa foi a segunda turma da oficina de “Introdução à programação com Scratch” que faz parte do projeto de extensão "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" realizado pelo IFNMG - Campus Januária sob coordenação da professora Cleiane Oliveira.
A oficina teve a duração de 23 horas, 9 alunos concluintes e foi ministrada pelo acadêmico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Murilo Correa Borges. O objetivo da oficina foi apresentar conceitos iniciais sobre informática e programação através da ferramenta Scratch para a construção de aplicações para demandas do dia a dia dos alunos.
Os alunos construíram aplicações tratando temas como educação, história, conhecimentos gerais e Matemática. Os trabalhos podem ser conferidos nos links abaixo.
Quiz conhecimentos gerais - https://scratch.mit.edu/projects/932278968
Jogo Educacional - https://scratch.mit.edu/projects/931591758
Jogo da Matemática - https://scratch.mit.edu/projects/931612840
Quiz perguntas aleatórias - https://scratch.mit.edu/projects/932275817
Quiz Geral - https://scratch.mit.edu/projects/934787849
Jogo sobre as Bandeiras - https://scratch.mit.edu/projects/932281504
Jogo da matemática - https://scratch.mit.edu/projects/921056888
Quiz sobre Januária - https://scratch.mit.edu/projects/932276927
Quiz sobre História - https://scratch.mit.edu/projects/930979069
O projeto "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" foi pensado para que os alunos atendidos desenvolvam habilidades relacionadas ao pensamento computacional a partir do ensino da programação. A realização das oficinas possibilita aos alunos atendidos utilizarem recursos tecnológicos como ferramenta para aplicação em situações do cotidiano de forma criativa na resolução de problemas e consigam acompanhar de forma ativa as demandas atuais da sociedade. Espera-se também que seja despertada a curiosidade sobre a área de computação como possibilidade de carreira profissional e que esses alunos não sejam meros consumidores de tecnologia para serem pessoas criativas capazes de desenvolver artefatos para resolução de problemas do cotidiano.
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