Portal IFNMG - Oficina de programação realizada na Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Oficina de programação realizada na Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 10h03 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 16h27

No dia 06/12/2023 foi finalizada a oficina de “Introdução à programação com Scratch” realizada com alunos do 8° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira. Essa foi a segunda turma da oficina de “Introdução à programação com Scratch” que faz parte do projeto de extensão "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" realizado pelo IFNMG - Campus Januária sob coordenação da professora Cleiane Oliveira.

FOTO 1

A oficina teve a duração de 23 horas, 9 alunos concluintes e foi ministrada pelo acadêmico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Murilo Correa Borges. O objetivo da oficina foi apresentar conceitos iniciais sobre informática e programação através da ferramenta Scratch para a construção de aplicações para demandas do dia a dia dos alunos.

FOTO 2

Os alunos construíram aplicações tratando temas como educação, história, conhecimentos gerais e Matemática. Os trabalhos podem ser conferidos nos links abaixo.

Quiz conhecimentos gerais - https://scratch.mit.edu/projects/932278968

Jogo Educacional - https://scratch.mit.edu/projects/931591758

Jogo da Matemática - https://scratch.mit.edu/projects/931612840

Quiz perguntas aleatórias - https://scratch.mit.edu/projects/932275817

Quiz Geral - https://scratch.mit.edu/projects/934787849

Jogo sobre as Bandeiras - https://scratch.mit.edu/projects/932281504

Jogo da matemática - https://scratch.mit.edu/projects/921056888

Quiz sobre Januária - https://scratch.mit.edu/projects/932276927 

Quiz sobre História - https://scratch.mit.edu/projects/930979069

cleiq

O projeto "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" foi pensado para que os alunos atendidos desenvolvam habilidades relacionadas ao pensamento computacional a partir do ensino da programação. A realização das oficinas possibilita aos alunos atendidos utilizarem recursos tecnológicos como ferramenta para aplicação em situações do cotidiano de forma criativa na resolução de problemas e consigam acompanhar de forma ativa as demandas atuais da sociedade. Espera-se também que seja despertada a curiosidade sobre a área de computação como possibilidade de carreira profissional e que esses alunos não sejam meros consumidores de tecnologia para serem pessoas criativas capazes de desenvolver artefatos para resolução de problemas do cotidiano.

 

Fim do conteúdo da página