Portal IFNMG - Servidora do IFNMG Campus Januária publica artigo intitulado: " A Relevância da Memória e Identidade na Formação do Pertencimento Estudantil na Modernidade Líquida" Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidora do IFNMG Campus Januária publica artigo intitulado: " A Relevância da Memória e Identidade na Formação do Pertencimento Estudantil na Modernidade Líquida"

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 21h17 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 22h16

A servidora Izabel Macedo tem a satisfação de compartilhar com a comunidade acadêmica, o seu artigo intitulado, A Relevância da Memória e Identidade na Formação do Pertencimento Estudantil na Modernidade Líquida.

O trabalho, além de representar um avanço significativo no campo da educação, aborda questões relacionadas à memória, identidade e pertencimento estudantil, cujos elementos são essenciais para compreendermos os desafios enfrentados pelas instituições de ensino na atualidade.

O artigo foi publicado na Revista de Estudos Interdisciplinares, cujo foco principal é promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento por meio de diálogos interdisciplinares. Esta revista é qualificada como A3, o que a classifica como de alto impacto acadêmico. Desse modo, a publicação representa uma contribuição valiosa para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficazes no âmbito da educação brasileira.

Importante ressaltar que Izabel Macedo é servidora do Campus Januária e atualmente encontra se afastada das suas atividades funcionais para se dedicar ao doutorado em Ciências da Educação, que cursa de forma modular, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na UTAD, situada em Vila Real/Portugal, sob a orientação do Professor Doutor, Armando Paulo Ferreira Loureiro.

Breve Síntese: “Memória, Identidade e Pertencimento na Educação"

Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo de Izabel Macedo destaca a importância desses elementos na compreensão dos desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em um contexto marcado pela modernidade líquida, caracterizada pela fluidez e mutabilidade das identidades.

Ao intercalar conceitos teóricos, experiências e diversas vozes, o artigo propõe uma reflexão contextualizada, contribuindo para um debate enriquecedor sobre o tema. Destaca-se ainda a relevância das teorias de Zygmunt Bauman e Stuart Hall, fundamentais para compreender a complexidade das identidades líquidas no ambiente escolar.

Na conclusão do estudo, ressalta-se a importância da memória coletiva na construção da identidade individual e no despertar do sentimento de pertencimento dos alunos pela instituição de ensino. Desse modo, a autora enfatiza a necessidade de as escolas proporcionarem um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os estudantes se sintam valorizados e parte integrante do espaço educativo.

Além disso, o artigo lança luz sobre uma lacuna significativa na pesquisa educacional, destacando a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre como a fluidez das identidades afeta os alunos e como essas transformações podem impactar o desenvolvimento de um senso de pertencimento à instituição.

Espera-se que este estudo contribua para uma integração mais significativa dos elementos relacionados à memória, identidade e pertencimento no currículo educacional, promovendo uma educação mais sensível às experiências e identidades individuais dos alunos.

Leia o artigo na íntegra: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/840/1011

Link da Revista: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/840

Fim do conteúdo da página