Portal IFNMG - Busca de Patentes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Busca de Patentes

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 10h33 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 08h12

 

Guia Prático para Busca de Patentes

Fonte: Portal do INPI – 2015, adaptado.

 Para a realização de busca de patentes na Internet, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) elaborou um passo-a-passo simplificado, com informações necessárias para descobrir detalhes de qualquer invento (patente), que possa ser alvo do seu interesse.

Orientações gerais:

Existem várias formas de fazer a busca, cabe a você escolher. Este guia, dividido em três partes, mostra como fazer as buscas em três bases de patentes gratuitas (clique nos títulos de cada base para acessar o tutorial):

1) Busca na base do INPI - permite acesso a pedidos de patentes depositados no Brasil, tanto por residentes no País quanto por não-residentes.

2) Busca no Latipat - contém informações sobre patentes depositadas na Espanha e em países da América Latina, permitindo as pesquisas em Português e Espanhol.

3) Busca no Espacenet - possui patentes de mais de 90 países, inclusive os maiores depositantes, como Estados Unidos, China, Japão, Coréia do Sul e Alemanha. O Brasil também está incluído. Esta é a base de maior abrangência e as pesquisas devem ser feitas, preferencialmente, em Inglês.

Complementando as orientações acima, foi elaborado um anexo referente à Classificação Internacional de Patentes (CIP). Esta classificação é uma ferramenta muito importante na busca, pois permite delimitar com precisão o enfoque na área tecnológica de interesse, já que a busca por palavras-chave podem levar a resultados diferentes do que se procura. Acesse aqui o anexo referente a CIP.

 

O Portal do INPI também disponibiliza outros tipos de buscas de Propriedade Intelectual. Você pode buscar o registro de sinais distintivos como MARCAS, além de DESENHOS INDUSTRIAIS e PROGRAMAS DE COMPUTADOR. Também é possível acompanhar o andamento dos pedidos de INDICAÇÃO GEOGRÁFICA.

Para acessar a base do INPI de marcas, patentes, desenhos industriais e programas de computador, acesse o link https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página