Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio
A química tem como objetos de investigação os materiais, as substâncias, suas propriedades,sua constituição e suas transformações. Considera-se, nessa proposta, a inter-relação constante entre esses objetos. Para isso, é necessário distinguir três aspectos do conhecimento químico: fenomenológico, teórico e representacional. O aspecto fenomenológico diz respeito aos fenômenos de interesse da química, sejam eles concretos ou visíveis. O aspecto teórico relaciona-se a informações de natureza atômico-molecular, envolvendo, portanto, explicações baseadas em modelos abstratos. O aspecto representacional compreende as informações inerentes à linguagem química, como fórmulas e equações químicas.
A produção do conhecimento em Química resulta sempre da dialética entre teoria e prática, e entre o pensamento e realidade, a fim de satisfazer as necessidades do discente e promover a qualidade da aprendizagem. Assim sendo, o Curso Técnico Integrado em Química aqui proposto objetiva:
• consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
• formar cidadãos com conhecimento sólido e abrangente na área de atuação que permita ao futuro profissional Técnico em Química a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com habilidades e competências para o exercício da profissão;
• proporcionar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
• capacitar os educandos a tomarem suas próprias decisões em situações problemas, contribuindo assim para o desenvolvimento do educando como cidadão;
• proporcionar sólida fundamentação teórica, prática e profissional, nos campos da educação e das ciências naturais, de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar, promovendo ao discente plenas condições de entrada no ensino superior;
• promover o entendimento e uma reflexão crítica acerca do papel das ciências da natureza em nossa sociedade;
• possibilitar a vivência dos conhecimentos obtidos em sala de aula no exercício profissional.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
NOME DO CURSO: Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio
MODALIDADE: Integrado
ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2012
HABILITAÇÃO: Técnico em Química
LOCAL DE OFERTA: Campus Montes Claros
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
FORMA DE INGRESSO: Processo Seletivo do IFNMG
REQUISITOS DE ACESSO: Será permitido o acesso aos alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental – obedecendo o disposto no Decreto 5154/04, art. 4º, § 1º, inciso I
NÚMEROS DE VAGAS OFERECIDAS: 35
PERIODICIDADE DE OFERTA: Anual
DURAÇÃO DO CURSO: 3 anos
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.776:40
Mariz Curricular - PPC Técnico em Química 2019
PPC - Técnico em Química 2012 - Retificado
PPC - Técnico em Química - Versão 2022
Horários Ano Letivo 2024 - Turmas e Coordenação
Horário da Coordenação do Curso Técnico 2024
Coordenador do curso: Profª M.Sc. Junai Carvalho de Souza Lopes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Pós-Graduação em ProfEPT
O ProfEPT é um programa de mestrado voltado para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Seus objetivos incluem a formação contínua nessas áreas, o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, a criação de produtos educacionais inovadores e a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil. Com a formação adquirida no ProfEPT os egressos estarão capacitados a impulsionar a inovação e a excelência na educação profissional por meio de pesquisas, ensino e criação de soluções tecnológicas.
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é fundamentada na oferta de cursos, currículos e programas voltados para o mundo do trabalho, desempenhando um papel crucial como um canal significativo de acesso à qualificação profissional. Além disso, a EPT está firmemente estabelecida como parte das políticas públicas do Governo Federal, refletindo seu compromisso com a promoção e o desenvolvimento dessa área.
Considerando a relevância do ensino profissional no progresso do país, tem havido uma série de transformações e discussões ao longo da história dessa modalidade educacional. Desde os seus primórdios, quando os primeiros cursos voltados para a formação de profissionais foram estabelecidos no Brasil, o debate em torno dos critérios e estratégias para a oferta desses cursos tem sido constante. No contexto das transformações e discussões históricas da EPT, destaca-se o ProfEPT, o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica.
Veja um pouco sobre a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica:
Para mais informações, acesse o portal ProfEPT em: https://www.ifnmg.edu.br/
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