Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
ACOMPANHE

Licenciatura em Letras - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 12h19 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 11h23

Licenciatura em Letras - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tem como objetivo formar e qualificar professores(as) de Libras como primeira e segunda língua para atuar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a fim de contribuir com ações em benefício das pessoas surda no que se refere a educação bilíngue, acessibilidade e inclusão; além de promover ações de respeito à diversidade, valorizando o ser humano em suas peculiaridades e direito à liberdade e acesso à educação de qualidade.

O curso tem oferta direcionada a candidatos com ensino médio completo, com a finalidade de proporcionar o conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos, os quais terão prioridade para cursá-lo. Prioridade recomendada no Capítulo III do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002.

A formação em Libras, para esse público específico é o primeiro passo para fortalecimento de uma identidade. Essa construção da identidade é muito significativa para a edificação da própria história e constituição do sujeito surdo e da comunidade que o acolhe. Com base nessa realidade, propomos a realização da Licenciatura em de Letras - Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de formar e qualificar professores(as) de Libras para atender a demanda da sociedade.

- Nome do curso: Letras - LIBRAS
- Modalidade: Educação a Distância
- Tipo: Licenciatura
- Habilitação:Licenciado em Letras - LIBRAS
- Ano de implantação: 2017
- Ato de autorização: MEC/SERES nº 45/2016, Portaria CAPES Nº157/2011, Portaria IFNMG nº 249/2013, Resolução CEPE nº13/2017, Resolução CEPE nº 69/2021
- Total de vagas ofertadas anualmente: a depender da demanda e chamadas da UAB/CAPES
- Número de vagas ofertadas por turma: 30
- Formas de acesso: O candidato, com Ensino Médio Completo, será admitido mediante a aprovação em Vestibular que obedecerá edital específico
- Número de vagas disponibilizadas: 100%Vestibular
- Periodicidade de ingresso: (1º Semestre ou 2º Semestre)
- Turno de funcionamento: (Diurno/Noturno)
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo de 4 anos, Limite Máximo 6 anos mediante análise e parecer deliberativo do coordenador do curso
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: - Curso autorizado pela UAB/CAPES no âmbito do IFNMG

- Perfil do egresso

A sociedade brasileira atual exige do graduado em Letras - Libras uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania. O graduando em Letras – Libras deverá entender que a complexidade da sociedade manifesta-se por meio de diferentes formas e modos de linguagem correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relação aos quais o cidadão deverá se posicionar. Diante disso, o perfil do graduado em Letras - Libras deverá incluir:

a) conhecimentos teórico e descritivo básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras;
b) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras;
c) capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.
d) domínio do uso da libras em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, através do estudo das variantes na sua dimensão dialetológica ou sociolinguística;
e) competência de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais;
f) Reflexão sobre a libras e seu ensino e o lugar na educação brasileira, consciente das consequências sociais, culturais e políticas de sua atuação

- Projeto Pedagógico do Curso – PPC

- Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

1cursos
2estude no ifnmg